VISITAS DA SEMANA

Condições de vias, escolas e unidades de saúde serão conferidas por comissões

Moradores e usuários apontam problemas de circulação e sinalização de vias, estrutura e funcionamento de equipamentos públicos

sexta-feira, 25 Outubro, 2019 - 20:30
Imagem mostra a fachada da UPA Barreiro, com uma ambulância estacionada na porta

Foto: Divulgação/CMBH

Nas próximas terça, quarta e quinta-feira, dias 29, 30 e 31/10, as comissões permanentes de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário; Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo; e Saúde e Saneamento realizarão visitas técnicas às regiões da Pampulha e Venda Nova para verificar, respectivamente, problemas de trânsito e pavimentação de vias; a situação de duas escolas de educação infantil e ensino fundamental no que tange à infraestrutura, higiene, inclusão e segurança dos estudantes, e as condições estruturais e funcionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barreiro e do Centro de Saúde Bairro das Indústrias, na mesma regional; apurando as demandas das comunidades locais.

Atendendo solicitação de Nely Aquino (PRTB), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vai verificar no dia 29 de outubro a viabilidade técnica da mudança de circulação e implantação de sinalização na Rua Joaquim Raymundo Braga, no Bairro Santa Amélia, onde funciona uma escola e um intenso fluxo de veículos e pedestres. O encontro dos participantes - parlamentares, Administração Regional Pampulha, BHTrans, gestores da Escola Municipal José Madureira Horta, moradores e outros interessados - será às 9h30, em frente à portaria da unidade de ensino, situada no nº 40.

No dia 30, também às 9h30, será conferida in loco a circulação na Rua Raimundo Albergaria Filho, no Bairro Copacabana, para avaliar a possibilidade de implantar mão única e instalar uma rotatória na esquina com a Avenida Francisco Negrão de Lima, disciplinando o trânsito intenso do local. A vistoria terá início no nº 38 da via e, além dos órgãos já mencionados, deverá ser acompanhada por um representante da Sudecap. Às 10h30, a comissão irá ao Bairro São João Batista, em Venda Nova, avaliar a possibilidade de melhorar a sinalização no Viaduto Batalha dos Guararapes e vias próximas, reivindicadas pela comunidade em razão dos constantes acidentes no local, inclusive com vítimas fatais. A vistoria começará na esquina da Rua Moacyr Froes com Avenida D. Pedro I.

No dia seguinte (31), por solicitação do vereador Wesley Autoescola (PRP), serão fiscalizadas a partir das 9h as condições de pavimentação da Rua Sete, no Bairro Minascaixa, também em Venda Nova. A visita terá início na esquina da Rua Sete com a Rua Medéia.

Escolas municipais

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vai vistoriar no dia 30, a partir das 14h, as condições estruturais, de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes da Escola Municipal Acadêmico Vivaldi Moreira, no Bairro Jaqueline, na Região Norte de BH. Segundo Irlan Melo (PR), autor do requerimento, a vistoria foi solicitada por munícipes e profissionais de educação. Além da Administração Regional, a Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência de Belo Horizonte (CDPD-BH) serão convidados para acompanhar a visita. O endereço da escola é Rua Agenor de Paula Estrela, nº 380.

Também na Regional Norte, será vistoriada a Escola Municipal e de Educação Infantil (EMEI) Juliana, no bairro de mesmo nome. Reivindicada por pais, professores e funcionários da unidade, serão fiscalizados especialmente os aspectos estruturais e de segurança do prédio, que necessita de pintura, revisão da parte elétrica, revestimento de banheiros, recuperação de muros e substituição de brinquedos danificados, entre outros reparos. Requerida por Nely Aquino (PRTB), a visita técnica terá início às 9h30, na Rua Acácio Costa Júnior, nº 1130.

UPA Barreiro e C. S. Bairro das Indústrias

A Comissão de Saúde e Saneamento, por sua vez, vai percorrer as dependências da UPA Barreiro e do Centro de Saúde Bairro das Indústrias, na mesma regional, para averiguar queixas apresentadas por usuários em relação ao funcionamento, à infraestrutura básica do local, à falta de insumos e ao tempo de espera para o atendimento. A UPA está situada na Rua Aurélio Lopes, 20, no Bairro Diamante, e o centro de saúde fica na Rua Maria de Lourdes Manso, nº 80, no Bairro das Indústrias. As visitas, requeridas pelo vereador Hélio da Farmácia (PHS), foram agendadas, respectivamente, para os dias 30 e 31, a partir das 10h.

Superintendência de Comunicação Institucional