BAIRRO SÃO JOÃO BATISTA

Intervenções podem garantir mais segurança nas proximidades de viaduto

Moradores e comerciantes reclamam de constantes acidentes  de trânsito, até com vítima fatal

terça-feira, 12 Novembro, 2019 - 19:15

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A falta de segurança nas vias próximas ao Viaduto Lúcia Casasanta, que passa sob a Avenida Pedro I, fazendo a ligação da Rua João Samaha, no Bairro São João Batista, na Região de Venda Nova, preocupa comerciantes e moradores. Uma série de outros problemas, como falhas na sinalização e obras em andamento, agravam a situação, provocando acidentes, inclusive com vítima fatal. Por solicitação da presidente da Câmara de BH, vereadora Nely Aquino (PRTB), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou uma vistoria nos pontos críticos, nesta terça-feira (12/11), e constatou a necessidade de intervenções.

Cortes recorrentes no fornecimento de energia elétrica no cruzamento da Avenida Dr. Álvaro Camargo e a Rua João Samaha (a via sequência do viaduto Lúcia Casasanta) prejudicam semáforos e estabelecimentos comerciais. Também no cruzamento uma obra da Prefeitura de remanejamento e interligação de adutora, para prevenir inundações, afeta o trânsito. Para o comerciante Eduardo Lopes Rabelo, os problemas surgiram com a implantação do Move, “que reduziu muito o comércio da região”.

Segundo o gerente Regional da BHTrans Venda Nova/ Norte, Rodrigo Sandro dos Anjos, já existem estudos para o trânsito local, mas a questão esbarra em problemas legais, já que a responsabilidade por uma série de intervenções necessárias é da construtora que implantou o Move, “que está em processo de litígio”. Entretanto, disse que vai solicitar um projeto para melhorar, ou pelo menos minimizar, a situação da sinalização.

Para Nely Aquino, não vai faltar empenho da Câmara para resolver os problemas, especialmente junto com a BHTrans.  Segundo ela, não é só no local visitado pela Comissão que existem problemas. “Em toda a extensão da Pedro I, desde a implantação do Move, existem problemas nas laterais da via”, constatou.

Também participou da visita Farid Sales de Carvalho, da coordenadoria da Regional Pampulha.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para vistoriar e verificar a implantação de uma melhor sinalização para o Viaduto Lúcia Casasanta e para as vias próximas - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário