ALAGAMENTOS NO BARREIRO

Comerciantes e moradores cobram ações de drenagem na Av. Olinto Meirelles

Trecho que faz cruzamento com Via do Minério recebeu visita da Comissão nesta manhã. PBH irá realizar estudo técnico para o local

quarta-feira, 18 Dezembro, 2019 - 13:45

Foto: Ernandes Ferreira/PBH

Toda vez que o tempo fecha e a chuva ameaça cair no Bairro Milionários, Região do Barreiro, João Gabriel, que tem um comércio de bebidas na rotatória da Av. Olinto Meireles com a Via do Minério, recolhe as mesas e cadeiras que ficam do lado de fora do seu estabelecimento porque sabe que o passeio será a única alternativa para os carros que transitam por ali. É que, após a construção do novo cruzamento que instalou semáforos na via, as ocorrências de alagamentos têm sido constantes. Atendendo a pedidos da comunidade e de comerciantes da região, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana esteve no local, na manhã desta quarta-feira (18/12), para verificar as condições das vias e as possíveis causas dos alagamentos. A visita técnica foi solicitada pelo vereador Professor Juliano Lopes (PTC) e contou a presença de representantes da Coordenadoria de Atendimento Regional Barreiro.

Água represada

Os casos de alagamentos no cruzamento têm sido sistemáticos. João Gabriel, proprietário da casa de bebidas, conta que as ocorrências aumentaram há cerca de dois anos, quando a Prefeitura realizou uma obra que desfez a rotatória e semaforizou a intercessão das avenidas. “Este problema (alagamento) sempre existiu aqui, mas tem piorado. Agora a água fica represada e não há local de escoamento, nenhuma boca de lobo, explicou o comerciante.

Tiago Alves, que tem uma loja de reparo e venda de acessórios de celular, que também funciona próximo ao local, diz que quando chove o trânsito para, pois os carros, principalmente os pequenos, não se arriscam na inundação. “Fica um fila grande, ninguém atravessa, apenas algumas caminhonetes grandes e ônibus é que encaram a quantidade de água que se forma”, contou.

Drenagem

A ausência de bueiros pode ser a causa dos alagamentos constantes. O diagnóstico foi feito pela engenheira da Sudecap, Lidiane Monteiro, que é gerente de Manutenção da Coordenadoria de Atendimento Regional Barreiro. Segundo a técnica, um estudo precisa ser feito para a confirmação e um projeto para colocação de bocas de lobos deve amenizar as ocorrências. “Vamos propor a colocação de duas bocas de lobos interligadas que irão lançar a água na galeria que já existe”, explicou a engenheira, que destacou que a sarjeta também deve ser refeita.

O vereador Professor Juliano Lopes se comprometeu a encaminhar o documento formalizando o pedido para instalação de dispositivo de drenagem para o local. “Este é um local de trânsito intenso, importante para toda a região e que foi um pedido da comunidade”, afirmou o vereador.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para verificar as possíveis causas de alagamentos na Avenida Olinto Meirelles no Bairro Milionários - Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana