Moradores se mobilizam por ligação entre os Bairros Califórnia I e II
A construção do estádio atleticano e mudança na concessão da BR-040 podem agilizar o processo
Foto: André Luiz Silva
Uma antiga demanda volta a mobilizar moradores do Bairro Califórnia I, na Região Noroeste da Capital: a construção de um túnel, sob a BR 040, ligando os Bairros Califórnia I e II. Eles alegam que a travessia é fundamental para que tenham acesso mais seguro e rápido ao posto de saúde local e ao comércio do Califórnia II. Atualmente é preciso atravessar a rodovia ou fazer um grande trajeto de carro para chegar do outro lado da pista. Por iniciativa do vereador Wesley Autoescola (PRP), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou, nesta quinta-feira (5/12), uma visita técnica à região com o objetivo avaliar a situação.
Segundo Guilherme Cardoso, morador do Califórnia I há mais de 40 anos, existe um projeto preliminar para a construção do túnel. A Rua Ernesto Pereira, a partir do ponto onde faz esquina com a Rua Sebastião Fernandes Brandão, seria prolongada até a BR-040. Do outro lado, no Califórnia II, a Rua das Violas, a partir da esquina com a Avenida das Castanholas, também seria prolongada até a rodovia. Cardoso informou que existe também uma proposta de se construir uma passarela sobre a BR-040. “Precisamos de uma passagem pro outro lado. Mas o túnel é que é a obra definitiva”, concluiu.
O futuro estádio do Atlético, localizado no Bairro Califórnia I e com início de construção previsto para breve, e a mudança da empresa privada que atua na BR-040, que abriu mão da concessão, são fatores que podem agilizar a construção do túnel. “O momento de reivindicar e de conversar é esse. Com a chegada do estádio e mudança na administração da estrada vai ficar mais fácil negociar”, avalia o coordenador de Atendimento da Regional Noroeste, Saulo de Souza Queiroz.
O conjunto de intervenções necessárias para a construção do túnel envolve Município, Estado e União. O engenheiro Rosemar Gea, da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, esclarece que a Prefeitura não pode atuar em áreas de competência do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), como é o caso da BR-040. Além disso, é também necessário intervenções da Copasa para os serviços de esgoto e águas pluviais. “Mas pode ser feito um acordo do Dnit com a Prefeitura para construir o túnel”, concluiu.
Wesley Autoescola informou que vai propor à Comissão Especial de Estudo do Anel Rodoviário que inclua nas suas propostas a construção do túnel ligando os Bairros Califórnia I e II. “Já que está prevista mudança na concessão, vou propor incluir esta reivindicação como uma das medidas compensatórias previstas.”
Também participaram da visita Cristina Pena, da BHRrans/Regional Pampulha, o engenheiro da Sudecap Rodrigo Tavares, além de lideranças comunitárias do bairro.
Superintendência de Comunicação Institucional