Bairro Buritis

Mudança de sentido de circulação de trecho da Rua Eli Seabra Filho pode melhorar trânsito

Quem circula pela região reclama do grande fluxo de veículos, inclusive muitos ônibus, em rua estreita; demanda é por mão única de direção

terça-feira, 18 Fevereiro, 2020 - 16:00

Foto: Anderson Figueira/ Gabinete Vereador Professor Juliano Lopes

Moradores da Rua Eli Seabra Filho, no Buritis, Região Oeste da Capital,  pedem alteração no trânsito local com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e prevenir desentendimentos entre motoristas, especialmente nos horários de pico.  A via é estreita, com mão dupla, o fluxo de carros é intenso e circulam cinco linhas de ônibus urbanos. Além dos problemas viários, a região é densamente povoada. Por solicitação do vereador Professor Juliano Lopes (PTC), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário visitou o local nesta terça-feira (18/2) para avaliar o problema. 

Segundo o morador Agnel Mozzer, confusões entre motoristas estão se tornando uma constante e “já houve até ameaças com armas”.  Além de outras edificações, o local abriga um condomínio com quatro torres, totalizando 568 apartamentos, onde moram cerca de 2300 pessoas.  A comunidade local reivindica transformar um trecho da Rua Eli Seabra Filho em mão única, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos. A mudança vai alterar o itinerário das linhas de ônibus e provocar outras alterações em locais próximos. 

Segundo o analista da BHTrans, José Renato Oliveira, uma alteração dessa natureza exige estudos sobre os reflexos que a mudança irá provocar em outros pontos da região, além de refazer o itinerário dos ônibus.

Juliano Lopes informou que vai solicitar à BHTrans um estudo técnico para atender às solicitações dos moradores e também para ampliar a área de carga e descarga que o condomínio. 

Também participaram da visita o coordenador da Regional Oeste, Sylvio Malta; o gerente da Regional Barreiro Oeste da BHTrans, Anderson Leal; e o síndico do condomínio Spazio Eco Vitta.  

Superintendência de Comunicação Institucional 

Visita técnica para verificar a possibilidade de transformar a Rua Eli Seabra Filho em via de mão única para melhoria no fluxo de veículos - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário