TRÂNSITO NO BARREIRO

Comerciantes pedem liberação de estacionamento à noite na Avenida Waldyr Soeiro Emrich

Além da possibilidade de liberação de estacionamento à noite, foi solicitada, ainda, a colocação de placas de carga e descarga no local

segunda-feira, 9 Março, 2020 - 15:15
Vereador Wesley Autoescola e representantes da BHTrans e Regional Barreiro, em visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, à Avenida Waldyr Soeiro Emrich, no Bairro Santa Helena, Regional Barreiro, nesta segunda-feira (9/3)

Andréa Teixeira / CMBH

Comerciantes reclamam do excesso de rigor na aplicação de multas a motoristas que param seus veículos na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, no Bairro Santa Helena, Região do Barreiro, onde funcionam, entre outros estabelecimentos comerciais, lanchonetes, pastelarias, oficinas mecânicas e uma igreja. Conforme relatos, são aplicadas penalidades até mesmo em caso de paradas rápidas, inclusive em horário noturno, quando o fluxo de veículos é menor. A avenida possui placas de estacionamento proibido em toda a sua extensão, por 24 horas. O problema foi exposto pela comunidade em visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta segunda-feira (9/3). Juntamente com proprietários e funcionários do comércio local, a Comissão solicitou à BHTrans estudo técnico, a fim de verificar a possibilidade de liberação de estacionamento à noite, a partir das 20h, e da colocação de placas de carga e descarga na avenida.

Na visita, o dono de uma pastelaria contou que, em certa ocasião, um funcionário idoso estava fazendo a entrega de um material pesado na pastelaria e que, em poucos instantes, o entregador foi multado. Moradores relataram, por sua vez, que ao pararem rapidamente seu veículo para comer um pastel, por volta das 22h30, também foram multados. O proprietário de uma oficina existente na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, falou, ainda, sobre a frequência com que as multas vêm sendo aplicadas pela Polícia Militar, o que, para ele, tem afetado diretamente sua rotina de trabalho. “Observamos uma falta de bom censo da PM. Temos que fazer manobras constantes e, com as placas de proibição, acabamos sendo multados ao pararmos na avenida. Além disso, não há nenhum estacionamento próximo à oficina”, argumentou.

Encaminhamentos

O vereador Wesley Autoescola (PRP), que requereu a visita, salientou que não é contra a aplicação de multas, considerando o fluxo intenso de veículos durante o dia e ressaltando que a permissão do estacionamento durante o dia e à noite congestionaria o trânsito. Mas devido ao excesso de penalizações, foi sugerida pela Comissão e pela comunidade uma flexibilização quanto ao horário para estacionamento de veículos no periodo noturno, a partir das 20h. Também foi solicitada a colocação de placas de carga e descarga na avenida, com dez minutos de pisca-alerta ligado, no turno da tarde, quando o fluxo de veículos também é menor. A BHTrans realizará estudo técnico para avaliar a possibilidade de atender às demandas do comércio local.

Lembrando que, na semana passada, foi encaminhado ofício à BHTrans pedindo a liberação do estacionamento na avenida no período noturno, a Comissão informou que irá enviar, novamente, ofício ao órgão, reforçando o pedido e incluindo a solicitação de colocação de placas de carga e descarga na Avenida Waldyr Soeiro Emrich. “A Comissão aguardará estudo da BHTrans e, em seguida, dará um retorno à comunidade”, concluiu Autoescola.

Estiveram presentes na visita o supervisor da área de Transporte e Trânsito da BHTrans, Willian Servino, o fiscal da área de Transporte e Trânsito da BHTrans, Marcelo Elias, e Rogério Costa, da Coordenação de Atendimento à Regional Barreiro.

Superintendência de Comunicação Institucional