EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA

Câmara de BH é destaque na Edição 2020 do Parlamento Jovem de Minas

Processo contou com a participação de 110 cidades, mas somente polo coordenado por BH realizou todas as etapas

quarta-feira, 9 Setembro, 2020 - 18:15

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas em tempos de pandemia, o Polo Metropolitano 1 do Parlamento Jovem de Minas, coordenado pela Câmara de BH e que conta ainda com a participação das cidades de Felixlândia e Juatuba, realizou todas as etapas do projeto na edição deste ano. “Conseguimos fazer tudo virtualmente. Cerca de 110 cidades participam do projeto em Minas Gerais, mas o único polo que conseguiu realizar todas as etapas do processo (mobilização, inscrição, oficinas de formação temática, de formação política, construção, votação e priorização de propostas) foi coordenado pela Câmara de Belo Horizonte”, afirmou Milton Alves Ferreira, chefe da Seção de Formação de Cidadania da Escola do Legislativo, que conduz a etapa municipal dos trabalhos. Segundo Milton, as atividades são mais efetivas presencialmente, mas, tendo em vista a situação atual, o saldo é positivo. Todo o trabalho foi feito pelo WhatsApp e pelo Google Formulário. A plenária virtual utilizou a plataforma Zoom.

A última plenária, quando foram apresentadas as propostas selecionadas, ocorreu no mês de agosto e contou com a participação de nove estudantes. “Desde junho tivemos um período para elaboração de propostas de intervenções do poder público na área de Meio Ambiente. No mês de julho tivemos a votação e a escolha de algumas propostas e alteração de textos. Vinte e cinco propostas escolhidas foram para a plenária virtual, seis foram selecionadas e serão encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da Câmara. Todo o processo contou com a participação das Escolas do Legislativo da Câmara e da Assembleia, professores da PUC-Minas, além dos coordenadores das cidades de Felixlândia e Juatuba”, disse Milton. Por causa de problemas técnicos, nem todos que integram o projeto conseguiram participar da plenária virtual.  

Diagnóstico

O momento agora é de conferir a eficácia do trabalho. Para isso, um diagnóstico está sendo feito com os participantes para verificar os resultados. “É importante apurar o que estes meninos sabiam antes e o que eles sabem agora. Estamos nessa fase atual do projeto que é pegar este diagnóstico que é feito com respostas de cada um e depois, com o pessoal da PUC, vamos tabular e gerar dados. Com estes dados formatados será possível perceber não só a participação dos estudantes como a efetividade do processo. Se os jovens estão aprendendo o conhecimento que estamos passando. Esta avaliação diagnóstica é muito importante pra nós”, avalia Milton.

O parlamento

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política em âmbito estadual destinado a estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros. Oferece aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. Realizado desde 2004, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto aborda a cada ano um tema de relevância social e do interesse dos jovens, a ser trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. O projeto é dividido em três etapas: municipal, regional e estadual.

Superintendência de Comunicação Institucional