Notícias

Comissão apreciou mais de 70 projetos de lei nos seis primeiros meses do ano

Comissão apreciou mais de 70 projetos de lei nos seis primeiros meses do anoA Comissão de Administração Pública da CMBH realizou 18 reuniões oficiais nos primeiros seis meses do ano, nas quais foram apreciados 72 projetos de lei, em 1º e 2 turnos. Composta por cinco vereadores, a comissão analisa proposições relacionadas ao funcionamento de órgãos públicos, direitos e deveres de servidores municipais e matérias referentes ao patrimônio público.

Entre as propostas analisadas em 1º turno está o PL 1444/11, de autoria do vereador Adriano Ventura (PT) e do ex-vereador Paulo Lamac, que prevê a presença obrigatória de guardas municipais nas praças públicas com extensão igual ou superior a 5.000 m2. O objetivo é garantir a segurança dos frequentadores e manter a conservação do patrimônio público.  

A Comissão também apreciou o PL 834/09, de João Oscar (PRP), que cria o Disque Guarda Municipal, destinado ao atendimento emergencial da população nos casos em que a presença dos agentes seja necessária. O projeto tramita em 2º turno.

Situação fiscal

Outro projeto de destaque aprovado na Comissão em 1º turno é o PL 1549/11, de Cabo Júlio (PMDB), que obriga a apresentação de Certidões Negativas de Débitos Municipal, Estadual e Federal, trimestralmente, para pessoas físicas ou jurídicas que prestem serviços ou forneçam produtos ao Município. O texto prevê penalidades de advertência, multa e até rescisão contratual para quem não apresentar as CNDs.

Em relação ao funcionalismo municipal, a Administração Pública emitiu parecer favorável em 1º turno ao PL 1427/11, de Leonardo Mattos (PV), que concede uma folga anual às servidoras para a realização de exames de controle do câncer de mama e colo do útero.

João Oscar, presidente da Comissão, destacou a aprovação do PL 1351/11, de autoria do Executivo, que autoriza a contratação de empréstimo de US$ 60 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para obras de saneamento e recuperação de córregos. “Apreciamos projetos importantes para a cidade na primeira metade do ano. Quando retomarmos os trabalhos, esperamos ainda mais produtividade”, concluiu o vereador.

Também integram a Comissão os vereadores Hugo Thomé (PMN), vice-presidente; Henrique Braga (PSDB); Elias Murad (PSDB); e Iran Barbosa (PMDB).

Superintendência de Comunicação Institucional