PARLAMENTO JOVEM

Projeto realiza mesa de debates sobre drogas

Projeto realiza mesa de debates sobre drogasEstudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da capital participaram nesta quarta-feira (27) de mais uma etapa do projeto Parlamento Jovem. Com o tema “Drogas: Como prevenir?”, o debate revelou diferentes opiniões sobre o assunto e dará aos jovens a oportunidade de elaborar propostas que podem se tornar projetos de lei.

Projeto realiza mesa de debates sobre drogasEstudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da capital participaram nesta quarta-feira (27) de mais uma etapa do projeto Parlamento Jovem. Com o tema “Drogas: Como prevenir?”, o debate revelou diferentes opiniões sobre o assunto e dará aos jovens a oportunidade de elaborar propostas que podem se tornar projetos de lei. O presidente da Casa, Léo Burguês de Castro, abriu a reunião.

O Projeto Parlamento Jovem, uma parceria entre Escola do Legislativo da CMBH, Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e PUC Minas, prevê que as propostas elaboradas pelos estudantes após as discussões podem vir a tramitar no Legislativo Municipal ou na Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Participação Popular.

O debate foi promovido para que os participantes tomem conhecimento da forma como diferentes instituições, acadêmicos e especialistas se posicionam em relação à prevenção e ao combate ao uso de drogas, adquirindo subsídios para uma discussão mais esclarecida e fundamentada sobre o tema escolhido para a edição de 2011 do Projeto.

Participaram como debatedores a psicóloga da Subsecretaria de Políticas Antidrogas da Secretaria de Estado de Defesa Social, Jeane Martins da Silva; o presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB/MG, Adilson Rocha e o sociólogo e técnico do programa Fica Vivo, Henrique Willer.

Iran Barbosa (PMDB), o vereador mais jovem de Belo Horizonte, falou aos estudantes sobre a importância do tema escolhido “como uma das questões que mais devem ser levadas a sério na cidade”. Para ele, é necessário “criar uma política antidrogas mais eficiente na capital e os jovens têm nas mãos a oportunidade de mudar esta realidade, informando-se e apresentando propostas”.

No mesmo dia, os participantes fizeram uma visita orientada à CMBH, percorrendo os principais setores da Casa, para conhecerem melhor a sede do Legislativo Municipal.

Neste ano, participam do projeto alunos de duas escolas públicas (Escola Municipal Luiz Gatti e Escola Estadual Bernardo Monteiro) e duas particulares (Colégio Magnum Agostiniano/Cidade Nova e Colégio Franciscano Sagrada Família). Dentro do tema principal “Drogas: como prevenir?”, serão trabalhados os subtemas: “O jovem e o papel da família”, “O Jovem e o papel da escola” e “O jovem e o papel da sociedade”.

Superintendência de Comunicação Institucional