ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Comissão quer saber quando trabalhadores de escolas serão vacinados

Juninho Los Hermanos será suplente na Comissão de Participação Popular. PBH prestou informações sobre remuneração de cooperados na pandemia

quarta-feira, 17 Fevereiro, 2021 - 17:00

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Para obter esclarecimentos sobre o calendário de vacinação contra a covid-19 dos trabalhadores das unidades escolares, a Comissão de Administração Pública aprovou, nesta quarta-feira (17/2), um requerimento de informação destinado ao prefeito Alexandre Kalil (PSD). O vereador Juninho Los Hermanos (Avante) foi eleito membro suplente da Comissão de Participação Popular em substituição ao vereador Wilsinho da Tabu (PP), que anunciou que deverá representar a Mesa Diretora no colegiado. Além disso, a Comissão de Administração Pública recebeu do Executivo informações sobre a remuneração dos cooperados da Coopertur que servem à Fundação de Parques e Zoobotânica de Belo Horizonte.

De autoria do vereador Wilsinho da Tabu, requerimento de informação endereçado ao Executivo quer saber qual a previsão de vacinação dos profissionais da Educação; qual a expectativa de vacinação dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados e que prestam importantes serviços nas escolas; e como estão as adequações sanitárias nas unidades de ensino, as quais são necessárias para acomodar o fluxo de estudantes e profissionais que utilizam o ambiente de ensino-aprendizagem. O requerimento aprovado pela comissão também quer saber se existe algum apoio financeiro/técnico para os professores adquirirem notebooks/tablets de modo a aprimorar seu desenvolvimento pedagógico com as novas tecnologias. O colegiado também questiona se serão disponibilizados materiais de orientação referentes aos procedimentos necessários e adequados para a higienização e esterilização dos locais de convivência escolar.

Fundação de Parques

A Comissão de Administração Pública recebeu informações do Executivo acerca da remuneração dos cooperados da Coopertur que servem à Fundação de Parques e Zoobotânica de Belo Horizonte. De acordo com a Prefeitura, o cooperado que trabalha em regime integral ou executa a totalidade de horas estabelecidas em contrato recebe o valor total previsto no mesmo. No caso específico da Fundação de Parques e Zoobotânica, todos os cooperados já retornaram às atividades habituais e, portanto, voltaram a receber o valor normal. A redução dos valores pagos à cooperativa havia ocorrido em decorrência da restrição das atividades presenciais dos servidores que fora adotada como medida de contenção ao coronavírus, tornando, naquele período, desnecessária a disponibilização dos veículos alugados em tempo integral.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

2ª Reunião Ordinária - Comissão de Administração Pública