CMBH irá promover palestras e debates sobre cooperativismo
Evento será realizado no dia 15 de julho, destacando desafios e importância dessas organizações para economia de BH

A Organização das Nações Unidas declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. A ideia é destacar o “papel vital” que essas organizações ocupam no desenvolvimento sustentável e sua “capacidade única” de promover crescimento inclusivo e resiliência comunitária. Em celebração à data e como forma de promover o debate e a valorização do cooperativismo em BH, um seminário vai reunir representantes de cooperativas, especialistas, lideranças comunitárias e parlamentares na Câmara Municipal no dia 15 de julho (terça-feira). Uma palestra e dois paineis serão realizados no Plenário Amintas de Barros ao longo da programação, que vai das 13h30 às 16h45, abordando o cenário nacional, estadual e municipal do cooperativismo e políticas públicas de incentivo. Clique aqui e inscreva-se. Além do seminário, uma exposição fotográfica e iluminação do Palácio Francisco Bicalho, sede da CMBH, em azul e verde (cores que simbolizam o cooperativismo) integram a programação.
Frente Parlamentar do Cooperativismo
Lançada originalmente em 2015 na CMBH e reinstalada em 3 de junho deste ano, sob a liderança de Maninho Félix (PSD), que também é solicitante do seminário, a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop BH) é uma união suprapartidária de vereadores com o objetivo comum de atuar na defesa dos interesses do setor cooperativista. “Um ajuntamento espontâneo de forças para assegurar que as cooperativas tenham papel relevante nas políticas públicas e leis da nossa cidade”, conforme afirmou o vereador durante a reunião especial que relançou o grupo.
Também fazem parte da frente, que tem duração até o fim de 2028, Fernanda Pereira Altoé (Novo), Bruno Miranda (PDT), Neném da Farmácia (Mobiliza), Uner Augusto (PL), Diego Sanches (Solidariedade), Helinho da Farmácia (PSD), Helton Junior (PSD), Juninho Los Hermanos (Avante) e Wagner Ferreira (PV).
Movimentação econômica
De acordo com Maninho Félix, a capital mineira tem mais de 635 mil pessoas envolvidas com o cooperativismo. São 141 cooperativas com mais de 378 mil cooperados, gerando mais de 8.600 empregos diretos em diversas áreas, como crédito, consumo, agropecuária, saúde, transporte, infraestrutura e produção de bens e serviços — o que representa uma movimentação econômica de quase 24 bilhões de reais.
Durante a reinstalação da frente parlamentar, o vereador anunciou a realização do seminário com participação do Sistema Ocemg como forma de evidenciar a importância do cooperativismo em Belo Horizonte e debater as principais ações e conquistas dessas organizações. O Sistema Ocemg é composto pelo o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG).
Programação
- Seminário realizado pela Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop BH) - dia 15/7
13h30 - abertura
14h - palestra: “O cooperativismo brasileiro e mineiro no contexto do ano internacional do cooperativismo”
14h40 - painel 1: “O cooperativismo no contexto das políticas públicas do município de Belo Horizonte”
15h30 - painel 2: “A atuação dos ramos do cooperativismo em BH”
16h45 - encerramento (no hall da Presidência): fechamento da exposição “Cooperativas constroem um mundo melhor”, assinada pelo fotógrafo Milton Lima.
Inscreva-se aqui. Os presentes vão receber certificados de participação
- Exposição fotográfica: "Cooperativas constroem um mundo melhor" - de 4 a 15/7
A exposição traz registros da vida diária de homens, mulheres e comunidades impactadas pelo trabalho das cooperativas. Assinada pelo fotógrafo Milton Lima, vencedor do concurso "Environmental Photographers of the Year", ficará aberta a visitação das 8h às 17h, no Plenário Paulo Portugal.
- Iluminação da fachada
Desde o dia 1º de julho, a fachada do Palácio Francisco Bicalho, sede da CMBH, ganhou iluminação em azul e verde — cores que simbolizam o cooperativismo.
Superintendência de Comunicação Institucional