Plano de segurança para os Cersams de BH estará em debate na quarta (19)
Trabalhadores e usuários relatam insegurança após assassinato a tiros na unidade do Barreiro, em setembro deste ano
Foto: Divulgação/PBH
A Comissão de Saúde e Saneamento vai realizar audiência pública nesta quarta-feira (19/11), às 13h, para debater um plano de segurança para os Centros de Referência em Saúde Mental (Cersams) de Belo Horizonte. A reunião foi solicitada pelo vereador Dr. Bruno Pedralva (PT) após a morte de um paciente do Cersam Barreiro, ocorrida em setembro deste ano. O debate deve contar com a presença de representantes da Prefeitura de BH, das Diretorias Regionais de Saúde, dos Centros de Referência em Saúde, e de organizações da sociedade civil. Pessoas interessadas podem acompanhar a reunião presencialmente no Plenário Helvécio Arantes ou por meio de transmissão ao vivo no portal ou canal da Câmara no Youtube.
Insegurança
De acordo com informações do gabinete de Dr. Bruno Pedralva, o objetivo da audiência é propor um plano de segurança e solicitar apoio do Município para sanar situações de insegurança nas unidades. Trabalhadores e usuários dos Cersam procuraram o parlamentar após o assassinato de um homem dentro do centro localizado na Região do Barreiro, na manhã do dia 10 de setembro. Segundo informações veiculadas pela imprensa, o homem foi baleado nas imediações da unidade, e perseguido até o interior do Cersam, onde ocorreram novos disparos.
Em nota, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) aponta que este não teria sido um fato isolado, e avalia que "medidas precisam ser tomadas com urgência para garantir a integridade física e mental dos trabalhadores e também dos usuários”. No dia 30 de outubro, aconteceu um ato na unidade com a presença do vereador. Em suas redes sociais, o parlamentar indicou a necessidade de melhoria da estrutura do prédio, a construção de um novo Cersam no Barreiro, o redimensionamento de equipes e a construção de planos de segurança.
Participantes
Entre os convidados para a audiência estão o prefeito Álvaro Damião, representantes da Secretaria Municipal de Governo; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção; das Diretorias Regionais de Saúde Norte, Pampulha, Oeste, Noroeste, Venda Nova, Nordeste, Leste e Barreiro, bem como dos Centros de Referência em Saúde dessas regionais. Também devem participar o presidente do Conselho Municipal de Saúde e representantes do Fórum Mineiro de Saúde Mental; do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais; da Comissão Municipal de Reforma Psiquiátrica e da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais.
Superintendência de Comunicação Institucional


