Data internacional é marcada por exposição de arte e iluminação da fachada
ONU declarou 2025 como Ano Internacional das Cooperativas. Imagens do fotógrafo Mílton Lima registram impacto das organizações

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH
A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) recebe, de 4 a 15 de julho, a exposição "Cooperativas constroem um mundo melhor". Imagens do fotógrafo Mílton Lima apresentam registros da vida diária de homens, mulheres e comunidades impactadas pelo trabalho das cooperativas. A mostra do Câmara Cultural integra um circuito nacional realizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), em celebração ao Dia Internacional das Cooperativas (5 de julho) e ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A exposição pode ser vista das 8h às 17h, no Plenário Paulo Portugal. Desde 1º de julho, a fachada do Palácio Francisco Bicalho, sede da CMBH, ganhou iluminação em azul e verde — cores que simbolizam o movimento cooperativista. No dia 15 de julho, um seminário no Plenário Amintas de Barros - com programação a ser divulgada em breve - vai debater a importância do cooperativismo. Além de BH, outras capitais brasileiras devem receber ações de celebração.
As imagens
Mineiro de Três Pontas, Mílton Lima é vencedor do concurso Environmental Photographer Of the Year 2021, na categoria People's Choice. As imagens da exposição "Cooperativas constroem um mundo melhor" foram feitas durante uma jornada de três meses, em que o fotógrafo percorreu oito cidades de Minas Gerais. Os registros apontam a história de pessoas e comunidades inteiras que tiveram a vida transformada por cooperativas, em diferentes setores da economia, que vão desde o agronegócio à geração de energia.
Essa é a primeira exposição do biênio 2025/2026 no Câmara Cultural. Segundo a chefe da Secretaria Executiva de Sistema de Arte e Cultura (Seesac) da CMBH, Larissa Parreiras, a sugestão inicial partiu do vereador Maninho Felix (PSD) e foi muito bem recebida pela presidência da Casa e pelo Conselho Curador, em reconhecimento da importância do cooperativismo para a cidade e o Estado de Minas Gerais.
“A exposição está bem bacana! Aguardamos todos para ver, participar e entender um pouco mais sobre essa importante vertente econômica, que é o cooperativismo”, afirma Larissa.
Primeira cooperativa do país
Além da mostra na CMBH, as imagens do fotógrafo também serão exibidas na Praça da Liberdade. Belo Horizonte, junto com outras cinco capitais brasileiras — Salvador, Brasília, Porto Alegre e Belém —, deve receber uma projeção mapeada especial em homenagem ao cooperativismo. A intervenção urbana ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de julho, quando o Palácio da Liberdade e o Edifício Augusto Costa (localizado na Rua da Bahia) terão em suas fachadas projeção de imagens que mostram como as cooperativas brasileiras estão construindo um mundo melhor em diferentes setores da economia.
A projeção mapeada é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, Minas Gerais foi escolhida para receber essa intervenção por ser o estado onde surgiu a primeira cooperativa brasileira. “Somos referência nacional para o cooperativismo nas áreas de inovação, sustentabilidade e governança”, destaca o dirigente.
Ano internacional
Em 19 de junho de 2024, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou oficialmente 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas (AIC). A iniciativa, segundo a organização, destaca o papel vital dessas organizações no avanço do desenvolvimento sustentável, na erradicação da pobreza e no fomento do crescimento econômico inclusivo.
De acordo com a entidade, o tema do ano, “cooperativas constroem um mundo melhor”, ressalta a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento sustentável em dimensões sociais, econômicas e ambientais, mostrando como são motores essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030. “O tema também enfatiza a capacidade única das cooperativas de promover o crescimento inclusivo e fortalecer a resiliência comunitária”, destaca a organização.
Câmara Cultural
Criado em 2023, o programa Câmara Cultural tem como objetivo difundir práticas e manifestações culturais relevantes para Belo Horizonte e sua população. A iniciativa da CMBH pretende refletir e contribuir para a preservação da memória da cidade e do seu patrimônio cultural, em suas múltiplas formas.
Superintendência de Comunicação Institucional