FORMAÇÃO CIDADÃ

Concurso de redação destaca papel da juventude na construção de uma cidade melhor

Iniciativa também pretende valorizar professores das redes pública e privada que estimulam a reflexão e o debate sobre democracia

terça-feira, 29 Junho, 2021 - 23:30

Imagem: Divulgação / CMBH

Estão abertas entre os dias 1º de julho e 19 de agosto de 2021 as inscrições para o I Concurso de Redação da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, voltado a estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9 ano) e do Ensino Médio (1º ao 3º ano). Com o tema “Como as juventudes, junto com a Câmara Municipal, podem ajudar a construir uma Belo Horizonte melhor?”, o concurso pretende estimular a reflexão sobre temas ligados à política, à cidadania e à atuação do Poder Legislativo. As redações vencedoras serão publicadas em obra digital e as três melhores em cada categoria (fundamental e médio) terão certificação para alunos e professores. Confira o edital publicado nesta quarta-feira (30/6).

Voltada para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio regularmente matriculados nas redes pública e privada, a iniciativa visa incentivar o debate sobre política, cidadania e participação popular nos ambientes educacionais; reconhecer e certificar o trabalho desenvolvido por professores das redes pública e privada de Belo Horizonte, no âmbito da formação cidadã dos estudantes; e certificar a produção intelectual de alunos.

De acordo com chefe da Seção de Formação de Cidadania da Escola do Legislativo, Milton Alves Ferreira, a proposta vai além de incentivar esse público a pesquisar sobre o trabalho do vereador e o papel do Legislativo. “Nossa proposta é fazer com que o estudante se perceba como agente de transformação da sociedade. Não basta saber o papel do vereador para o bom funcionamento do município. É preciso contribuir diariamente enquanto cidadão para que a cidade seja um lugar melhor para se viver, e se questionar o que fazer para conquistar essa cidade melhor por meio do Legislativo”, afirma.

Premiação

O concurso vai premiar os melhores trabalhos de cada categoria que serão selecionados por uma comissão julgadora, composta por, no mínimo, três membros, indicados pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Os três primeiros colocados em cada nível (fundamental e médio) receberão certificados e os melhores textos em cada nível serão incluídos em uma publicação digital.

A comissão vai avaliar critérios como pertinência ao tema proposto, clareza no desenvolvimento das ideias e criatividade. A escolha do gênero textual da redação é livre, sendo elegíveis textos em modalidade escrita, nos gêneros argumentativo, narrativo, poético, entre outros, e cada estudante poderá concorrer com apenas um trabalho. Além de ser original, o texto deve conter entre 20 e 30 linhas.

Como participar

As inscrições serão feitas em duas etapas:

  • A primeira etapa é o cadastramento do(a) professor (a) no Portal CMBH.
  • Após o cadastro, o (a) professor (a) vai enviar as redações produzidas pelos alunos, para o e-mail concursoderedacao@cmbh.mg.gov.br. Só serão aceitas redações manuscritas que podem ser enviadas em PDF ou como fotografias.

O resultado do concurso será divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) e no site www.cmbh.mg.gov.br.

Confira a programação, prazos, regras e acesse arquivos relacionados ao concurso por aqui.

Superintendência de Comunicação Institucional