VISITA TÉCNICA

Comissão de Meio Ambiente irá verificar condições de drenagem da Rua Barroso Neto

Situada no Bairro Estrela Dalva, região Oeste de Belo Horizonte, rua tem casas que sofrem com alagamento em períodos chuvosos

quarta-feira, 20 Outubro, 2021 - 19:00
Foto de rua residencial, com mão dupla, casas e  cinco carros estacionados à esquerda, durante o dia

O alto volume das chuvas observado em outubro pode reforçar a preocupação de vários moradores de Belo Horizonte com a possibilidade de inundações em ruas ou bairros. A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana realiza nesta quinta-feira (21/10), às 9h, visita técnica para averiguar a situação de drenagem da Rua Barroso Neto, no Bairro Estrela Dalva, Região Oeste da capital. Solicitada por Wanderley Porto (Patri), a visita será iniciada na Rua Barroso Neto, número 85. 

No requerimento, Porto afirma que os moradores da localidade explicam que algumas casas estão situadas abaixo do nível da rua. O sistema de escoamento de  água não comporta o volume no período chuvoso, causando inundações. O vereador conta, ainda, que a falta de drenagem faz com que a água invada as casas. “Trata-se de uma demanda antiga. Identificar as demandas referentes à drenagem e risco geológico é crucial para mantermos a segurança durante o período chuvoso”, disse, acrescentando que tem solicitado atenção especial da Prefeitura para esta questão.

Foram convidadosrepresentantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) e o coordenador de Administração Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta Neto. 

Chuvas e alagamentos
 
Seis regiões da capital mineira, entre elas a Região Oeste, já ultrapassaram a média histórica de chuvas de outubro após a primeira quinzena do mês. As outras regiões que excederam os níveis pluviométricos anteriores foram Centro-Sul, Venda Nova, Barreiro, Noroeste e Pampulha. Desde o início do mês, a região Noroeste de BH concentra a maior parte da chuva, com precipitação de 141,4 mm, 35,1 pontos percentuais acima da média histórica. A região Oeste teve precipitação de 121,4mm, 16 pontos percentuais acima da média histórica. 

Este mês de outubro foi considerado o mais chuvoso da capital mineira nos últimos 11 anos, com volume de chuvas de 208,2 milímetros até as 9h do dia 20, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Dados do Inmet prevêem que as chuvas irão perder força nos próximos dias, com retorno no domingo. 

Uma chuva forte que atingiu a região Oeste na tarde de segunda-feira, dia 18 de outubro, causou alagamentos nas proximidades do terminal ferroviário no bairro Pilar, na divisa com o Bairro Olhos D’água. Na mesma data, registros mostraram a Avenida Francisco Sá totalmente coberta pela água, impedindo a passagem de veículos. No dia 8 deste mês, as chuvas fizeram com que o ribeirão Arrudas transbordasse e a avenida Tereza Cristina, na altura do Bairro Vila São Paulo, na região Oeste de Belo Horizonte, bem na divisa entre Belo Horizonte e Contagem, ficasse mais uma vez inundada. Diante desse cenário, a visita técnica da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana pretende buscar intervenções do poder público para proteger os moradores da Rua Barroso Neto, no Bairro Estrela Dalva, que sofrem com as chuvas fortes.

Superintendência de Comunicação Institucional