AGORA É LEI

Provadores femininos devem alertar sobre prevenção ao câncer de mama

Adesivo poderá conter informações sobre execução do autoexame e campanhas da Secretaria Municipal de Saúde

quarta-feira, 24 Novembro, 2021 - 14:15
Foto: jcamp by freepik

Publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (24/11), a Lei 11.325/2021 determina que lojas que comercializam artigos femininos e que dispõem de provadores afixem nos espelhos adesivos em alerta às mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama, ressaltando a importância do autoexame. De acordo com a lei, o adesivo poderá conter informações que orientem sobre a execução do autoexame de mama, com ilustrações, e campanhas da Secretaria Municipal de Saúde ou de outro órgão de saúde estadual ou federal que realize conscientização. 

Conforme justifica o vereador Fernando Luiz (PSD), autor do PL 1.340/2014 que deu origem à lei, o autoexame é um método eficiente na detecção precoce do câncer de mama, que possibilita à mulher, ao se examinar, conhecer as alterações mamárias e, assim, detectar precocemente nódulos. Segundo ele, especialistas indicam que o autoexame deve ser realizado regularmente, sendo o método menos oneroso e mais prático de todos os exames existentes. Ainda de acordo com o parlamentar, é essencial a criação de programas de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, principalmente porque quanto antes este foi diagnosticado, maiores as chances de cura.

Passo a passo explicativo

A lei estabelece, ainda, que deverão constar do adesivo informações incentivando o autoexame, como “Aproveite a privacidade do provador e se observe no espelho. Repare no tamanho e na forma dos dois seios ao ficar com os braços abaixados, com as mãos na cintura e levantadas atrás da cabeça”; “Apalpe as mamas. Erga o braço e toque um seio por vez, usando a mão contrária. Com movimentos circulares de cima para baixo, procure por caroços, alterações e secreções”; “Em casa, repita todo o processo, desta vez deitada. Aproveite para apalpar a região das axilas. Caso você note alguma alteração durante o autoexame, procure um médico”; e “Visite um ginecologista regularmente. É importante manter os exames em dia”.

Segundo o Instituto Nacional do Cãncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Entre os sinais e sintomas mais frequentes da doença, nódulo mamário, de aparecimento recente ou de rápido crescimento; pele da mama inchada; saída de sangue pelo bico do peito; e Ínguas aumentadas nas axilas.  Recomenda-se que, ao surgimento dessas alterações, a paciente procure um mastologista.

Superintendência de Comunicação Institucional