DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Comissão questiona PBH sobre desenvolvimento socioeconômico de mulheres

Fluidez e segurança no trânsito, sinalização para veículos e pedestres e pavimentação serão analisadas em visitas técnicas

quinta-feira, 30 Junho, 2022 - 16:30

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Questões relacionadas à empregabilidade, renda e desenvolvimento socioeconômico das mulheres em Belo Horizonte ensejaram a aprovação pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário de pedido de informação à Prefeitura, nesta quinta-feira (30/6), quando o colegiado também decidiu favoravelmente à realização de 14 visitas técnicas. Nas vistorias, serão averiguadas situações relacionadas à fluidez e segurança no trânsito, sinalização para veículos e pedestres, pavimentação, iluminação pública, requalificação de equipamento esportivo e de praça pública.

Foi acatado pedido de informações, assinado por Macaé Evaristo (PT), questionando o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Beato, sobre a situação de empregabilidade, renda e desenvolvimento socioeconômico de mulheres em Belo Horizonte. O colegiado quer saber quais os indicadores em relação ao desemprego e falta de renda de mulheres em BH, no período de 2020 a meados de 2022, e se esses indicadores consideram o recorte de raça, etnia, orientação sexual e territorialidade. A comissão também questiona se a PBH efetuou alguma medida para mitigar a situação de desemprego e falta de renda das mulheres na capital, entre 2020 e 2022. O requerimento indaga, ainda, se há incentivos que propiciem o desenvolvimento de mulheres que atuam na informalidade ou como pequenas empreendedoras e questiona de que forma esses incentivos impactam estas mulheres e suas famílias. Ainda por meio do requerimento aprovado, Macaé quer que a Prefeitura informe como tem dado publicidade e acessibilidade para às ações de incentivo para o desenvolvimento econômico de mulheres, bem como qual o número de mulheres incentivadas pelas ações de desenvolvimento de renda em Belo Horizonte, entre outras questões.

Visitas ao Barreiro

A pedido do vereador Léo (União), a comissão aprovou a realização de nove visitas técnicas à Região do Barreiro, todas marcadas para o dia 15 de julho, das 9h às 13h. Os vereadores vão verificar a possibilidade de realizar recapeamento asfáltico na Rua Acesso Um, esquina com Rua Virgínia de Mattos, no Bairro Itaipu, e de utilizar material fresado na pavimentação de toda extensão da Rua Abadias, no Bairro Bonsucesso.

A comissão também irá avaliar a viabilidade de implantação de redutor de velocidade e de sinalização de limite de velocidade na Avenida Perimetral, 1905, Distrito Industrial do Jatobá; bem como de redutor de velocidade, faixa de pedestres e sinalização em frente ao Colégio Maria Marinho, na Rua Mário Rocha Castro, Bairro Santa Helena; além de averiguar a possibilidade de se retirar ou reduzir a rotatória existente na Rua Pico do Rola Moça, no Distrito Industrial do Jatobá. Os vereadores também vão conferir a necessidade de obras de contenção e recuperação de abatimento na Rua Mantiqueira, Bairro Jardim Liberdade, e de melhoraria na iluminação de escada que liga a Rua José Eduardo Moreira à Avenida Waldyr Soeiro Emrich, no Bairro Milionários.

No mesmo dia, serão avaliadas a possibilidade de instalação de alambrado e implementação de outras melhorias no Campinho da Vila Pinho e de revitalização da Praça João Francisco Xavier, no Bairro Flávio Marques Lisboa.

Foram convidados para acompanhar as visitas representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e da Coordenadoria de Atendimento Regional Barreiro.

Venda Nova

O trânsito pesado no horário de pico e na saída de alunos de uma escola infantil motivou a comissão a aprovar pedidos de visita técnica de Irlan Melo (Patri), respectivamente, aos Bairros Letícia e Mantiqueira, em Venda Nova.

O parlamentar afirma que, no cruzamento das Ruas Padre Pedro Pinto com José Benevides da Silveira, no Bairro Letícia, há um trânsito intenso e perigoso, principalmente em horário de pico. “O congestionamento traz transtornos a todos que fazem uso das vias em seus deslocamentos diários”, daí a necessidade de medidas serem implementadas. O ponto de encontro será na Rua José Benevides da Silveira, 13, às 9h30.

Já na Rua Aramita Francisca dos Santos, no trecho compreendido entre o Beco Primeiro de Novembro e a Rua Davidson Pimenta da Rocha, no Bairro Mantiqueira, a visita técnica é para verificar a viabilidade de alteração na mão de direção da rua. Além de ser uma via estreita, a rua abriga uma escola infantil, o que provoca um congestionamento nos horários de entrada e saída das crianças. O ponto de encontro da visita será na Rua Aramita Francisca dos Santos, 86, às 10h30. Além do secretário municipal de Governo, Josué Valadão, foram convidados para acompanhar os trabalhos, o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi; o consultor técnico da PBH, Silvio Rezende; e o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira.

Diogo Prosdocimi e Humberto Pereira também foram convidados para a visita técnica solicitada por Nely Aquino (Pode) à Rua Cel. Antônio Lopes Coelho, entre ruas Inglaterra e Central, Bairro Jardim Leblon. O objetivo é analisar o grande fluxo de veículos e respectivos conflitos e problemas na segurança do trânsito local, gerado pela circulação, nos dois sentidos, de linhas de ônibus e dos demais veículos. Na ocasião será verificada a possibilidade de alteração do sentido de circulação de veículos para mão única. A visita, marcada para o dia 14 de julho, às 10h, também deve contar com a participação de um representante da Comissão Regional de Transporte e Trânsito (CRTT) da Regional Venda Nova.

Jardim Felicidade e Penha

Solicitada por Gabriel (sem partido), visita técnica à Avenida Fazenda Velha, no Bairro Jardim Felicidade, irá discutir o planejamento e desenvolvimento da região, além de averiguar as condições sanitárias e a infraestrutura asfáltica. Agendada para 19 de julho, às 14h30, a atividade ocorrerá na Avenida Fazenda Velha, nas proximidades do antigo número 1158 e novo 1615.

Já a Rua Maria Ferreira da Silva, nas proximidades do número 420, no Bairro Penha, em frente ao supermercado Dia, receberá a visita técnica da comissão no dia 5 de julho, às 10 horas. Solicitada por Nikolas Ferreira (PL), a atividade tem o intuito de averiguar a possibilidade de implantação de faixa de pedestre e de instalação de vagas para carga e descarga na referida via, em frente ao supermercado Dia.

Superintendência de Comunicação Institucional

Audiência para discutir sobre a implantação de vias preferenciais para motos em Belo Horizonte.-19ª Reunião Ordinária- Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário