TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Comissão questiona condições de ônibus que perdeu o freio na Raja Gabaglia

Outros requerimentos pedem informações e mudanças em horários e trajetos de linhas de ônibus que atendem o Aglomerado da Serra

quinta-feira, 28 Julho, 2022 - 18:15

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Na manhã da última terça-feira, 26 de julho, um ônibus da linha 9250 se envolveu em um acidente na Avenida Raja Gabaglia, na altura do Bairro Estoril, atingindo pelo menos três carros. Preocupada com a ocorrência, que não deixou feridos, mas poderia ter resultado em uma tragédia, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovou nesta quinta-feira (28/7) o envio de um pedido de informações aos gestores do setor sobre a situação do veículo e do motorista no momento do acidente. Reclamações e demandas de moradores de vilas localizadas no Aglomerado da Serra a respeito de linhas de ônibus utilizadas pela comunidade motivaram questionamentos à BHTrans sobre possíveis alterações de itinerário, oferta de mais veículos e ampliação de horários. Vias de grande fluxo de veículos no Sion e no Anchieta, na Região Centro-Sul, serão vistoriadas no que concerne a problemas de trânsito, estacionamento e à necessidade de intervenções. Confira aqui o resultado completo da reunião.

A Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) terão de responder ao Legislativo, em até 30 dias após o recebimento, o pedido de informação da Comissão de Transporte e Sistema Viário sobre a idade e as condições de manutenção do ônibus que perdeu o freio na descida da Avenida Raja Gabaglia, sentido Belvedere-Centro, na altura do Bairro Estoril (Regional Oeste de BH), e atingiu pelo menos três carros de passeio. O requerimento, assinado por Gabriel (sem partido), também quer saber o horário do início da jornada de trabalho do motorista, que perdeu o controle da direção após a falha mecânica; e se o ônibus operava com agente de bordo no momento da ocorrência, que complicou o trânsito na região mas, felizmente, não deixou feridos.

Linhas de ônibus

Comunicado sobre os problemas de mobilidade enfrentados por moradores das Vilas Marçola, Cafezal e Conceição e do Bairro Novo São Lucas, Gilson Guimarães (Rede) solicitou o encaminhamento de três pedidos de informação à Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) transmitindo as denúncias e questionamentos dos moradores dessas áreas. Um deles refere-se à linha suplementar 107 (Vila Marçola/Rua do Ouro), na Serra, que teria reduzido o número de veículos e não estaria cumprindo o quadro de horários estipulado pela empresa. Considerando a manifestação dos moradores da Vila, o parlamentar indaga se existe algum projeto de alteração da linha ou de oferta de mais ônibus. Ao discutir o requerimento, Gilson Guimarães considerou a aprovação recente do subsídio financeiro ao sistema de transporte público da cidade, concedido justamente para garantir a qualidade do serviço.

Outro pedido de informação solicita a realização de um estudo técnico para a alteração do itinerário e do horário da linha 9501, que liga os Bairros Jaraguá e São Lucas. Conforme informado no site Moovit, a linha também atende o Bairro Novo São Lucas, situado acima do São Lucas. Ocorre que, de acordo com os usuários, o itinerário atual dificulta o acesso para os moradores do Novo São Lucas e da Vila Cafezal, que também utilizam essa linha. Guimarães explica que o requerimento considera a manifestação da comunidade, que vem colhendo assinaturas para um abaixo-assinado especialmente em relação aos horários de circulação da linha, que, segundo usuários, não opera aos sábados e domingos, e tem intervalos de mais de 2 horas entre as viagens nos dias de semana. Usuários pedem, ainda, a alteração do ponto final da linha. A mesma solicitação foi feita, por meio de outro requerimento, em relação à linha 9404 (São Lucas/ Nova Esperança). Segundo moradores, a localização atual do ponto final prejudica o intenso fluxo de carros, motos e microônibus. Diante disso, eles pedem a realização de estudo para avaliar a possibilidade de transferência do ponto para local com menos trânsito

Cruzeiro, Anchieta e Sion

Vias de grande circulação da Regional Centro-Sul serão visitadas pela Comissão no dia 5 de agosto, a pedido de Léo (União). Às 9h, os parlamentares irão à Rua Albita, no Bairro Cruzeiro, para verificar a viabilidade da implantação de semáforo no cruzamento com a Rua Vitório Marçola. Às 9h30 e às 10h30, serão avaliada, respectivamente, possíveis intervenções na Rua Montes Claros e entorno, bem como na Rua Francisco Deslandes, no Anchieta. O objetivo é solucionar problemas de trânsito e de estacionamento. Às 11h, os participantes seguem para a Rua Pains, esquina com Av. Uruguai, no Sion, para verificar a possível proibição de estacionamento de caminhões. As visitas deverão ser acompanhadas pela BHTrans e pela Administração Regional.

Atualização de mapas

Prodabel e Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) enviaram resposta a Pedido de Informação de José Ferreira (PP), que perguntou como é feita a comunicação das mudanças de nomes de vias e praças da cidade aos aplicativos de localização Google Maps, Waze e similares. A Prodabel informa que sua responsabilidade é manter atualizado o mapa oficial da PBH (https://bhmap.pbh.qov.br). Quanto aos aplicativos, não existe nenhum mecanismo que os obrigue a manter o sincronismo com os dados oficiais. Além disso, foi informado que eles possuem formas própria de atualizar os seus mapas. A SMPU conta que, excepcionalmente, foi procurada pelo Google Maps para execução de um projeto-piloto de atualização de denominação de logradouros, que ainda está em estudo. A efetivação, no entanto, está além das competências do Município e vai depender do andamento dos processos internos do Google Maps.

Superintendência de Comunicação Institucional