AUDIÊNCIA PÚBLICA

População local quer mais informações sobre obras de viaduto na Região Norte

Estrutura será erguida no cruzamento das Avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo. PBH deve trazer esclarecimentos sobre obras

segunda-feira, 1 Agosto, 2022 - 14:00

Foto: Portal PBH

A abertura de licitação para a construção de um viaduto no cruzamento das avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo, na região Norte de BH, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 28 de junho, com prazo até 21 de julho para apresentação de propostas. Lideranças comunitárias, comerciantes e moradores estão apreensivos em relação aos impactos das obras e à possibilidade de remoção de moradias. Para promover o diálogo entre a comunidade e os órgãos responsáveis, o tema será tratado nesta quinta-feira (4/8) na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, a pedido de Wilsinho da Tabu (PP). Na audiência, marcada para as 13h30, no Plenário Camil Caram, a PBH deve apresentar a programação das obras e esclarecer as dúvidas da população. Interessados podem acompanhar presencialmente ou assistir ao vivo pelo Portal CMBH, e enviar suas perguntas até o final da reunião.

Em seu Portal, a Prefeitura ressalta que a intercessão das duas vias tem função estratégica na malha viária de Belo Horizonte, interligando importantes eixos de deslocamentos na região metropolitana, além de contar com a Estação de Metrô Waldomiro Lobo nas proximidades. A implantação do viaduto e as obras complementares vão dar mais fluidez ao trânsito, melhorar as condições de circulação de pedestres e bicicletas e requalificar o ambiente urbano nas áreas remanescentes. As intervenções serão custeadas com recursos orçamentários da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, provenientes do contrato de financiamento da Corporação Andina de Fomento e dos Recursos Ordinários do Tesouro. Com valor-teto de R$ 117,6 milhões, as obras serão concluídas em 720 dias, contados a partir da primeira Ordem de Serviço, informa a PBH.

Comunidade apreensiva

Para esclarecer as dúvidas dos cidadãos que serão diretamente afetados, reduzindo sua apreensão e insegurança, a Prefeitura deverá informar, durante a audiência, a programação das obras e os impactos previstos durante sua execução; se serão necessárias remoções de moradores ou empresas e, caso positivo, qual o andamento das ações sociais em apoio às famílias e negócios removidos. O cronograma das obras de contenção de enchentes e macrodrenagem, na mesma região, também deverão ser informados. A melhoria da circulação e possibilidade da construção de um viaduto no cruzamento da Av. Sebastião de Brito com a Av. Cristiano Machado também poderão ser abordadas.

Foram convidados para a audiência os coordenadores de Atendimento da Regional Norte, Humberto Guimarães Bernardes; Pampulha, Neusa Maria Fonseca; o titular da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa; presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel),  Claudius Vinícius Leite; e a líder comunitária Núbia Botelho Pereira. Cidadãos interessados poderão acompanhar o debate presencialmente, ou pelo Portal CMBH, em transmissão ao vivo.

Superintendência de Comunicação Institucional