ABUSO DE PODER NA PBH

Aprovada oitiva de ex-diretor do Atlético e fornecedor da campanha de Kalil

Carlos Antônio Silva Fabel, sócio da Art Sport, foi citado em depoimento de Eloá Maria Starling Mendes Ribeiro, proprietária da Unitour

quinta-feira, 30 Março, 2023 - 11:15
Três parlamentares e um advogado em reunião, sentados à mesa.

Foto Cláudio Rabelo/CMBH

Em reunião nesta quinta-feira (30/3), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - Abuso de Poder na PBH aprovou oitiva de Carlos Antônio Silva Fabel, diretor financeiro do Atlético entre 2009 e 2019 e sócio da empresa Art Sport, que gerencia a carreira de jogadores de futebol e estaria entre os fornecedores da campanha eleitoral do ex-prefeito Alexandre Kalil em 2022. Carlos Fabel será ouvido pela CPI no dia 13 de abril, às 9h30, para esclarecer menções ao seu nome no depoimento de Eloá Maria Starling Mendes Ribeiro, proprietária da Unitour Universal Turismo Ltda, empresa de consultoria em viagens que prestou serviços na área à PBH durante a gestão Kalil e ao Clube Atlético Mineiro. Na reunião, também foi aprovado pedido de informação à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) sobre o responsável pela assinatura de memorial descritivo (feito para subsidiar argumentos do Município na cobrança de IPTU) de imóvel localizado na Avenida Pedro I, supostamente de propriedade de Alexandre Kalil. A CPI também vai solicitar à Prefeitura lista de presença ou certificado de participação de Jean Mattos Duarte, diretor-presidente da Prodabel, no fórum da Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti). Jean não compareceu a oitiva no dia 23 de março, justificando sua ausência em função de participação no referido evento. Confira aqui os documentos e o resultado completo da reunião.

No pedido à Sudecap, a CPI pergunta quem foi o responsável pela assinatura do documento nº 318256850, inserido nos autos nº 6119259-50.2015.8.13.0024. No requerimento, a comissão menciona que encaminhou requerimento anterior a diversos órgãos do Executivo, entre eles a superintendência mencionada, para obter informações acerca de fatos citados pela servidora Ana Paula Chaves Lemos em oitiva realizada dia 23 de janeiro desse ano; em resposta, as Secretarias Municipais de Política Urbana e da Fazenda recomendaram que a apuração fosse feita junto à Sudecap. Além do signatário do memorial descritivo, os vereadores solicitam o número de páginas do documento original, bem como a localização dos alvarás de licenciamento e documentos anexos que ele menciona. 

Superintendência de Comunicação Institucional