DRENAGEM URBANA

Comissão Especial vai apurar problemas de drenagem pluvial no Lagoa do Nado

Parlamentares querem saber se existem novos estudos voltados à drenagem pluvial nos Bairros Itapoã e Planalto

 

sexta-feira, 27 Outubro, 2023 - 12:15
Imagem do espelho d'água no Parque Lagoa do Nado

Foto: Abraão Bruck /CMBH

Existem projetos de drenagem pluvial para atender a bacia da Lagoa do Nado que ainda não foram implantados? O questionamento consta no pedido de informação à Diretoria de Gestão de Águas Urbanas (DGAU), assinado por Loíde Gonçalves (Pode) e aprovado na Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana nesta sexta-feira (27/10). O colegiado, constituído em 2021, aprovou ainda um pedido de informações sobre a rede de água pluvial na Rua Waldemar Falcão, no Bairro Planalto, também na Regional Pampulha, e a realização de visitas técnicas no Aglomerado do Morro das Pedras, na Região Oeste, e nos Bairros Xodó Marize e Tupi, na Região Norte da capital, para averiguar questões relacionadas ao escoamento de águas pluviais.

A pedido de Loíde Gonçalves, que é membra efetiva, a Comissão vai apurar junto ao titular da DG AU, Ricardo de Miranda Aroeira, se existem projetos de drenagem para a bacia da Lagoa do Nado, no Bairro Itapoã, e em seu entorno que ainda não foram implantados parcialmente ou em sua totalidade, e, em caso positivo, em que fase se encontram e as principais dificuldades na implantação. A proposição também questiona se há novos estudos voltados para a drenagem pluvial na região e solicita o encaminhamento dos projetos e/ou estudos e respectivos anexos.

O gestor também será questionado sobre a rede de escoamento pluvial na Rua Waldemar Falcão, no Bairro Planalto. O pedido de informações, da mesma vereadora, quer saber por quais lotes da referida rua passa o sistema de escoamento das águas pluviais, se há estudo e/ou projeto para implantar bocas de lobo na via (caso existam, que sejam encaminhados para conhecimento da Comissão), e qual seria a dificuldade para implantação das mesmas.

Vistorias

A preocupação dos usuários da escadaria situada próximo ao número 5 do Beco Santana, na Vila São Jorge, no Aglomerado Morro das Pedras, levou o colegiado a aprovar visita técnica ao local no dia 10 de novembro, às 10h, com ponto de encontro na Rua da Pedreira, 524. Presidente da Comissão Especial e autora do requerimento, Fernanda Pereira Altoé (Novo) salientou que a vistoria é uma demanda dos moradores, que temem que a estrutura, que apresenta várias rachaduras e afundamento do solo, não suporte a próxima temporada de chuvas e venha a ceder. “O objetivo é verificar a integridade da escadaria e possíveis intervenções para resolver os problemas de drenagem no local", explica a parlamentar. 

Serão convidados para acompanhar os trabalhos representantes da Secretaria de Obras e Infraestrutura; da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e da Coordenadoria de Atendimento Regional Oeste. 

O colegiado aprovou ainda o pedido de Loide Gonçalves para realização de visita técnica na Rua Augusto Meier, 75, no Bairro Tupi, e na Rua Um, 259, no Bairro Xodó Marize. Na primeira, agendado para o dia 22 de novembro, às 11h, a equipe vai fiscalizar a manutenção da canaleta para escoamento pluvial instalado no imovél. O objetivo da segunda vistoria, marcada para o dia 23 de novembro, às 10h, é avaliar a necessidade de execução de obra de drenagem para adequar a captação de água, tendo em vista os contínuos transtornos acometidos aos moradores do local.

Os secretários municipais de Governo e de Obras e Infraestrutura, o diretor de Gestão de Águas Urbanas e o gerente Regional de Manutenção Norte foram convidados a acompanhar os parlamentares e apresentar soluções para os problemas. 

Superintendência de Comunicação Institucional  

 

27ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Drenagem urbana