ASSISTÊNCIA SOCIAL

CPI encerra trabalhos recomendando criação de comissão especial de estudo

Novo grupo deve acompanhar processo de eleição dos conselheiros tutelares, recentemente anulado pela PBH por inconsistências na votação

quarta-feira, 11 Outubro, 2023 - 16:30

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Três meses depois de constituída, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - Assistência Social encerrou as atividades, nesta quarta-feira (11/10), com a aprovação de relatório final recomendando a criação de uma Comissão Especial de Estudo para dar continuidade às apurações. No entendimento unânime dos membros da CPI, o instrumento sugerido é mais apropriado para a análise e o acompanhamento do processo de eleição dos conselheiros tutelares, recentemente anulado pela Prefeitura por inconsistências na votação e remarcado para o dia 3 de dezembro.

Relator da CPI - Assistência Social, Marcos Crispim (Pode) contextualizou o trabalho do grupo, que se reuniu cinco vezes, encaminhou vários pedidos de informação e realizou oitivas. Tudo que foi levantado, segundo ele, será aproveitado no estudo da nova comissão que deve ser formada. "Tudo foi feito visando a melhoria do atendimento de nossas crianças e adolescentes", enfatizou.

Crispim defendeu melhorias na votação dos conselheiros tutelares: "Daria tempo de usar as urnas eletrônicas, como sugerido pelo TRE, mas o prazo já tinha vencido. Esperamos que, nas próximas eleições, esse problema seja resolvido, assim como outros”.

Pedro Patrus (PT) parabenizou os membros da CPI, agradeceu pelos "bons debates" e disse que desde a criação da CPI concorda com o tema a ser tratado, mas sempre divergiu da forma. "Desde o início, questionei essa forma, pois acredito que uma Comissão Especial de Estudo seria até mais eficaz que uma CPI", disse. O vereador do PT defendeu que essa nova comissão busque melhorias para a nova votação marcada para 3 de dezembro. "Será corrido, mas vamos acompanhar, como acompanhamos a anterior", finalizou.

Fernando Luiz (PSD) acredita que essa nova comissão permitirá um aprofundamento maior no tema: "Esse estudo dará uma melhor base para que possamos continuar auxiliando e respaldando o Executivo a tomar decisões plausíveis”.

A presidente da comissão, Loide Gonçalves (Pode), endossou o discurso. "Já temos assinaturas para abrir essa comissão. Agora chegou o momento de fazer a diferença e conseguir algo novo. O requerimento da nossa CPI nos limitava em alguns debates, e a melhor sugestão foi criar essa comissão", explicou a presidente do colegiado.

A conclusão da CPI e a proposição de uma comissão de estudos, ao invés de ampliar o escopo da primeira, resultam de uma articulação envolvendo o presidente da Casa, vereador Gabriel (sem partido), Loide Gonçalves (Podemos), Fernando Luiz (PSD), Pedro Patrus (PT) e a secretária de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte, Rosilene Rocha.

Superintendência de Comunicação Institucional

Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI - Assistência Social - 8ª Reunião