Resultado final com lista de aprovados é publicado e certame é homologado
Expectativa é que a posse dos aprovados ocorra em breve. Heteroidentificação ocorre nos dias 6 e 7 de julho
Foto: Karoline Barreto/CMBH
O Diário Oficial do Município (DOM) publicou nesta sexta-feira (28/6) as listas com os candidatos aprovados no concurso público da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), bem como a homologação do resultado final do certame. A publicação contempla tanto os resultados para cargos de nível superior quanto de nível médio, bem como os resultados daqueles que concorreram na reserva de vagas para negros e para pessoas com deficiência (PCD). No final de semana dos dias 6 (sábado) e 7 (domingo) de julho, os candidatos que se inscreveram para a cota racial deverão realizar o processo de heteroidentificação, que é a verificação de enquadramento nos critérios. Os locais, datas e horários da avaliação já estão disponíveis no site do Instituto Consuplan, responsável por organizar o concurso.
O presidente da CMBH, Gabriel de Sousa Marques Azevedo (MDB), desejou boas-vindas aos novos servidores da Casa. “Serão 91 novos servidores, que vão integrar o nosso já tão qualificado corpo técnico. E uma das grandes conquistas deste processo, do qual me orgulho de ter conduzido, é ser o primeiro realizado com cota de 20% para pessoas negras”, afirmou.
Expectativa é nomear no curto prazo
Realizado no último mês de abril, o concurso público foi o primeiro do Legislativo Municipal a ofertar reserva de vagas (20%) para candidatos negros. O certame ofertou mais de 90 vagas em cargos de nível médio (70) e superior (34), com salários que variam de R$ 4.759,37 a R$ 11.727,44. Segundo a diretora de Administração e Finanças da CMBH, Sirlene Arêdes, com a homologação do resultado publicada, a Câmara Municipal já está apta a nomear, porém a decisão depende de um ato discricionário da administração pública, dentro do número de vagas e do prazo de validade do concurso, e de acordo com as necessidades administrativas. “Temos uma expectativa de que haja uma nomeação num prazo curto, uma vez que o concurso anterior finalizou em meados de 2022 e tem quase dois anos, portanto, que a Câmara não recebe servidor efetivo”, explicou.
Heteroidentificação
Ainda segundo Arêdes, duas fases ocorrerão antes da posse dos candidatos, que são a heteroidentificação e a análise dos critérios de pessoa com deficiência, para aqueles que se inscreveram nas cotas reservadas, seja para pessoas com deficiência ou para negros. De acordo com a diretora, em relação à heteroidentificação, a convocação é para que todos os candidatos que se inscreveram nesta categoria façam a análise no final de semana que vem, dias 6 e 7 de julho. “Já foi publicada a data, o horário e o local de cada candidato no site do Instituto Consuplan e no site da Câmara”, explicou.
Já a avaliação dos candidatos que concorreram às vagas para pessoas com deficiência será feita pela equipe médica da CMBH, no momento em que o candidato for convocado e apresentar a documentação pertinente, conforme solicitada em edital.
Superintendência de Comunicação Institucional