INÍCIO DO MANDATO

Vereadores, prefeito e vice tomam posse dia 1º/1; Mesa Diretora será eleita

Solenidade de posse será no dia 1º de janeiro, às 14h, no Plenário Amintas de Barros. Credenciamento da imprensa será no local

quinta-feira, 19 Dezembro, 2024 - 17:30

Os quarenta e um vereadores eleitos para a próxima legislatura (2025-2028) serão empossados em reunião solene a ser realizada no dia 1º de janeiro, às 14h, no Plenário Amintas de Barros. O prefeito reeleito Fuad Noman (PSD) e o vice, Álvaro Damião (União), tomam posse em seguida. Na sequência haverá a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. A cerimônia de posse e eleição da Mesa Diretora é aberta à imprensa; os profissionais que fizerem a cobertura devem chegar às 13h para credenciamento. Não é necessário cadastramento prévio; todos vão receber um adesivo com o escrito “imprensa”, que autorizará a circulação pela Câmara Municipal. No Plenário deverão permanecer somente cinegrafistas e fotógrafos. A solenidade será transmitida, ao vivo, pelo canal do Youtube e pelo portal (camara.mg.gov.br).

Eleição da Mesa Diretora

A Mesa Diretora é formada por seis vereadores:  presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, secretário-geral, primeiro secretário e segundo secretário. As eleições ocorrem a cada dois anos e a composição atende, quando possível, a participação proporcional dos partidos políticos representados na Casa. 
Cabe à Mesa Diretora aprovar proposta de orçamento anual da Câmara, emitir parecer sobre determinados projetos, como os que alteram Regimento Interno da Casa, autorizar o prefeito a se ausentar da cidade e aplicar penalidade a vereador. 

Os vereadores interessados em se tornar membros da Mesa Diretora deverão se inscrever durante a reunião, podendo ser por chapa completa ou incompleta. Haverá prazo de debate de cinco minutos para cada vereador que queira se manifestar sobre o processo. Ao final do debate, será encerrado o prazo para inscrição das chapas e o secretário fará a leitura das chapas inscritas. 

Cada parlamentar terá tempo de um minuto para encaminhar a votação. O número mínimo para uma chapa ser eleita é de 21 votos. Se nenhuma alcançar este número, a eleição passará a ser feita por cargo, sendo eleitos os candidatos com maior número de votos. Se, ainda assim, houver empate, será eleito o candidato mais idoso.

Superintendência de Comunicação Institucional