Inscrições para Câmara Mirim e Parlamento Jovem são estendidas até 14/1
Sorteio no dia 16 de janeiro selecionará uma escola pública ou privada para o PJ e cadastro de reserva para ambos os projetos
Foto: Claudio Rabelo/CMBH
Conforme publicado no Diário Oficial do Município (DOM), o prazo de inscrição para a Câmara Mirim e do Parlamento Jovem (PJ) 2025 foi estendido até o dia 14 de janeiro, próxima terça-feira. Instituições públicas e privadas interessadas devem se cadastrar por meio de formulários específicos, que podem ser acessado abaixo. O sorteio será realizado em sessão pública no dia 16 de janeiro, às 12h, no Plenário Amintas de Barros. O Câmara Mirim, voltado a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, já conta com dez escolas municipais, além do Centro Pedagógico da UFMG, e as novas submissões vão compor cadastro reserva, para o caso de eventual desistência. Para o PJ, voltado a estudantes do ensino médio, será sorteada uma vaga para as instituições inscritas, e as excedentes também poderão ser chamadas em caso de desistência ou convidadas para outras ações de promoção de cidadania realizadas pela Câmara de BH. O sorteio será transmitido ao vivo, no portal da Câmara, onde posteriormente estará disponível a gravação do evento.
Câmara Mirim
Referência nacional em educação política e cidadã desde 2008, o projeto Câmara Mirim é realizado anualmente pela Escola do Legislativo da Câmara de BH em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Tribunal Regional Eleitora (TRE-MG). Em 2025, 43 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental escolhidos pelos colegas em eleições de verdade - com direito a campanha eleitoral, mesários e urnas eletrônicas cedidas pelo TRE - vão compor o parlamento mirim. O projeto já conta com dez escolas municipais, além do Centro Pedagógico da UFMG, e as novas submissões vão compor cadastro reserva, para o caso de eventual desistência.
Entre fevereiro e novembro, os jovens vereadores aprendem sobre a organização dos poderes, atribuições e prerrogativas do Legislativo, participam de oficinas de oratória, visitas a órgãos públicos e simulam atividades típicas do parlamento, como a eleição da Mesa Diretora, reuniões de comissão, elaboração, debate e votação de proposição no Plenário. A experiência desperta a consciência e a reflexão dos adolescentes sobre os assuntos de interesse de suas escolas, comunidades e da cidade como um todo, incentivando a participação no debate e a reprodução de conhecimento entre colegas e familiares.
Escolas públicas ou privadas interessadas em participar da Câmara Mirim 2025 devem se cadastrar até o dia 10 de janeiro por meio deste formulário.
‘Juventude e direitos culturais’
Voltado a alunos do ensino médio e superior (que atuam como monitores), o Parlamento Jovem também aborda questões ligadas ao funcionamento da política institucional, à atuação do Legislativo e à democracia, estimulando a reflexão e a ação de cada um sobre questões de interesse coletivo do segmento e da sociedade como um todo. A cada edição, que acontece de fevereiro a outubro, os trabalhos têm como foco um tema escolhido pelos participantes da edição anterior. Em 2025, serão analisadas e debatidas questões e elaboradas proposições relacionadas à temática "Juventude e Direitos Culturais".
A iniciativa, que envolve várias cidades mineiras, é resultado de uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a PUC Minas e a Câmara de BH. Após a etapa municipal, as propostas elaboradas, votadas e aprovadas pelos estudantes serão levadas à etapa regional e podem vir a integrar o documento apreciado na etapa estadual. O documento final, contendo as propostas selecionadas nesta última, é encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG, que as analisa, emite parecer e propõe um encaminhamento.
Para participar do sorteio, a escola interessada deve se cadastrar até o dia 14 de janeiro por meio deste formulário.
Papel das escolas
Às instituições participantes, cabe divulgar o projeto, incentivar o engajamento dos alunos, disponibilizar espaço e equipamentos adequados para a multiplicação das ações do projeto, designar professor-referência para acompanhar todas as atividades realizadas na escola e na Câmara Municipal e viabilizar a participação dos alunos em agendas externas. A CMBH oferece lanche e transporte para as ações ocorridas fora do ambiente escolar.
Cadastro de reserva
Todas as escolas inscritas para ambos os projetos serão contatadas pela CMBH a partir do dia 17 de janeiro, por ordem do nome sorteado. As excedentes comporão cadastro de reserva e poderão ser chamadas em caso de desistência de escola participante ou serem convidadas para outras ações de promoção de cidadania realizadas pela Câmara de BH.
Superintendência de Comunicação Institucional