Candidatos a vereadores mirins vêm à Câmara se preparar para a eleição
Setenta e três alunos de dez escolas da capital concorrem a 33 vagas no programa de formação cidadã
Foto: Cristina Medeiros/CMBH
A Câmara Municipal recebeu, na última quarta-feira (6/5), 73 estudantes do 3º ciclo do ensino fundamental, que são candidatos às 33 vagas de vereador mirim de Belo Horizonte. Os adolescentes puderam ampliar seus conhecimentos sobre o papel dos vereadores da capital e as competências do parlamento municipal. Eles também acompanharam a votação de projetos de lei, a partir da galeria do principal Plenário do Poder Legislativo, e participaram de uma auditoria nas urnas eletrônicas – as mesmas usadas pelos eleitores nos pleitos nacionais, estaduais e municipais. As atividades fazem parte do Câmara Mirim, programa de formação política que possibilita a estudantes de escolas públicas e privadas simularem tanto um processo eleitoral, quanto as atividades desempenhadas pelos 41 parlamentares de Belo Horizonte. Ao final do programa, que contará com uma série de visitas dos adolescentes à Câmara Municipal, as propostas de melhoria da cidade por eles desenvolvidas e aprovadas serão encaminhadas às comissões permanentes da CMBH. A partir daí, os vereadores de Belo Horizonte analisarão a viabilidade das propostas formuladas pelos participantes do Câmara Mirim, as quais poderão vir a tramitar pela CMBH, na forma de indicações ou projetos de lei.
“A ideia do encontro de quarta-feira foi estimular, entre os candidatos a vereadores mirins, a reflexão sobre o papel do Legislativo e sobre os deveres daqueles que forem eleitos para representar seus colegas”, explica Roberto Almeida, gerente da Escola do Legislativo, setor da Câmara responsável pela coordenação do Câmara Mirim, iniciativa que conta, ainda, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação; do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG); e do Centro Pedagógico da UFMG.
Além de aprenderem sobre processo legislativo, os participantes do programa desenvolvem habilidades de oratória e trabalho em equipe, discutem problemas das comunidades e formulam propostas para solucioná-los. A atuação no Câmara Mirim permite aos estudantes simular audiências públicas, reuniões de comissões e outras atividades típicas da rotina parlamentar, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel político edos caminhos que a democracia apresenta para melhorar a vida em sociedade.
Os estudantes que concorrem às vagas de vereador mirim têm até o dia 13 de maio, data da votação, para convencerem seus colegas de que merecem vencer o pleito, que contará com urnas eletrônicas oficiais cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).
Motivação política
Aluno do Colégio Dona Clara e um dos 73 candidatos a vereador-mirim, Vitor Hugo, de 14 anos, concedeu entrevista à Superintendência de Comunicação institucional da Câmara. Ele explicou que sua participação no Câmara Mirim é motivada por seu sonho de um dia ser presidente da república. Com essa meta em vista, sua trajetória política já está sendo planejada e inclui iniciar a carreira como vereador, passando por deputado estadual e federal até que consiga galgar o cargo mais alto do país. Caso obtenha êxito em seu intento, o principal objetivo de Vitor Hugo será atuar contra as bets, que, de acordo com ele, “ganham dinheiro em cima do trabalhador, com jogos de azar”.
Ciente da necessidade de conquistar maioria no parlamento para viabilizar sua proposta, Vitor Hugo explica que a proibição das bets seria gradual, o que, na sua visão, facilitaria a aprovação da medida, tendo em vista o poder de pressão política que ele diz estar presente na atuação destas gigantes das apostas. Primeiramente, seriam vedados anúncios em jogos de futebol, em seguida, na internet, até que as bets fossem totalmente proibidas.
Estratégia de campanha
Para o Câmara Mirim, Vitor Hugo já bolou sua estratégia de campanha, uma vez que precisa conquistar o voto dos colegas para ser eleito. “Eu escolhi o número 67 de forma estratégica, por causa do meme ‘six seven’”, conta o adolescente em referência à expressão viral usada entre jovens como código social e de pertencimento.
“Na internet tem um vídeo que viralizou, que é o tal do ‘six seven’, aí eu escolhi este número, porque como as pessoas estão fazendo muito ‘six seven’, elas provavelmente vão escolher este número pra votar em mim”, argumenta Vitor Hugo ao refletir sobre seu marketing eleitoral.
Já Julia Rodrigues, de 12 anos, aluna da Escola Estadual Caminho A Luz, aposta em cartazes, na entrega de santinhos e em um slogan de campanha para conquistar o voto dos colegas. A frase que representa a essência de sua campanha é: “Vote em mim pra uma escola melhor”. A candidata foca suas propostas em ampliar o uso de diferentes recursos didáticos para o aprimoramento do aprendizado. “Eu propus muitas atividades mais práticas pra gente que é aluno”, explica Julia ao defender que o corpo discente pode ter ganhos acadêmicos com práticas de ensino fora da sala de aula. “Atividades práticas podem ajudar a entender melhor (o conteúdo programático)”, diz de maneira assertiva a jovem candidata.
Outro postulante a vereador mirim que esteve na Câmara Municipal e conversou com a Superintendência de Comunicação Institucional foi Arthur dos Santos, de 14 anos, que cursa o ensino fundamental na Escola Estadual Henrique Diniz. Sua intenção, caso seja eleito vereador mirim, é focar no acesso ao transporte público, propondo que pessoas de 13 a 22 anos tenham passe livre nos ônibus. “Meu professor fala que eu teria uma boa chance, que meu projeto ajuda todo mundo, tanto dentro da escola, como fora”, diz Arthur acerca do prognóstico para a eleição dos representantes do Câmara Mirim, que serão escolhidos pelo voto de 2.818 estudantes matriculados em dez escolas da capital mineira.
Diplomação e posse
A diplomação dos eleitos ocorrerá no dia 27 de maio, em cerimônia a ser realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Já no dia 24 de junho, os candidatos eleitos serão empossados na Câmara Municipal, ocasião em que assinarão o livro de posse e farão o juramento solene.
Após tomarem posse, os vereadores mirins se reunirão, na Câmara Municipal, de uma a duas vezes por mês, para encontros formativos e reuniões de comissão e Plenário. Além disso, os 33 eleitos deverão participar de audiências públicas nas escolas e de visitas técnicas.
Como participar do Câmara Mirim
A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte indica as escolas da rede municipal que participarão de cada edição do programa. Para as unidades de ensino estaduais, federais e privadas, a seleção se dá por meio de sorteio anual. Fique atento ao período de inscrições, que é divulgado no Portal CMBH. Em caso de dúvidas, as escolas podem entrar em contato com a Escola do Legislativo por telefone (31) 3555-1255 ou e-mail seccid@cmbh.mg.gov.br
Superintendência de Comunicação Institucional



