Audiência pública debate futuro do carnaval de Belo Horizonte
A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo reuniu, em audiência pública realizada no dia 23 de junho, diversas pessoas ligadas ao carnaval de Belo Horizonte e representantes da Belotur e Cemig para avaliar o evento realizado neste ano e discutir as perspectivas para o ano que vem

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo reuniu, em audiência pública realizada no dia 23 de junho, diversas pessoas ligadas ao carnaval de Belo Horizonte e representantes da Belotur e Cemig para avaliar o evento realizado neste ano e discutir as perspectivas para o ano que vem. A reunião, realizada no plenário Camil Caram, foi presidida pelo vereador Hugo Thomé (PMN), autor da proposta.
Segundo o parlamentar, o carnaval da cidade vem crescendo e, por conseqüência, melhorando. O vereador sugeriu que se crie uma comissão específica para tratar do carnaval.
A comissão seria formada por fóruns, representantes do governo, Câmara Municipal, Belotur, BHTrans, escolas, blocos, entre outros. A iniciativa da criação da comissão específica para discutir o carnaval foi bem aceita pelos representantes de associações ligadas ao evento na cidade.
Hugo Thomé ainda ressaltou que “este momento é o ideal” para avaliar o carnaval de 2010 e discutir o de 2011, por considerar que “há tempo suficiente para organizá-lo, em especial, a questão de levar o desfile para o Boulevard Arrudas”. Atualmente, o evento é realizado na via 240.
Críticas
O radialista, sambista e produtor, Mestre Afonso, criticou duramente a realização do evento em Belo Horizonte. Segundo ele, “falta profissionalismo” na organização do carnaval. “Há 12 anos estamos tentando melhorar o regulamento. Entra ano e sai ano, melhoram uma vírgula ou pioram duas. Precisamos moralizar o carnaval de Belo Horizonte”, declarou.
O diretor de eventos da Belotur, Arthur Vianna, reconheceu que houve várias falhas, como as que alguns dos representantes de associações ligadas ao evento alegaram. Entretanto, ele apontou que houve vários pontos positivos, como a melhoria da infra-estrutura da arquibancada, iluminação e som.
Responsável pelas Informações: Superintendência de Comunicação Institucional.