Abandono do antigo mercado distrital será tema de debate na CMBH
Destinação do espaço preocupa moradores

Antigo Mercado Distrital de Santa Tereza
Por solicitação do vereador Leonardo Mattos (PV), um de seus integrantes, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara Municipal vai discutir nesta quinta-feira (22/3) a situação do antigo Mercado Distrital de Santa Tereza, na região Leste de BH, desativado há cinco anos. A destinação do espaço, ainda não decidida pela Prefeitura, preocupa os moradores do bairro. A audiência será às 9h30, no Plenário Helvécio Arantes.
Inaugurado em 1974, o Mercado Distrital de Santa Tereza manteve durante mais de três décadas as atividades de comercialização de hortifrutigranjeiros, carnes e outros alimentos, além de artigos de artesanato e flores. O local também já abrigou padaria, casa lotérica, agência dos correios, bares e restaurantes, além da realização de alguns eventos culturais em seus amplos espaços internos e externos.
Em 2007, os comerciantes foram retirados do espaço sob a justificativa de que o imóvel estava ocioso e dava prejuízo. Após a desativação, a Prefeitura chegou a propor a utilização do prédio como sede da Guarda Municipal de Belo Horizonte, ideia rejeitada pela população do bairro. A destinação do espaço foi então aberta à apresentação de propostas, uma das quais seria escolhida pela população mediante concurso público, posteriormente anulado por suspeita de fraude.
Assim, permanece indefinido o futuro do antigo mercado que, de acordo com Leonardo Mattos, se encontra hoje em situação de total abandono. Os moradores do entorno temem a aprovação de empreendimentos que não sejam de interesse da comunidade.
Para debater o assunto, são aguardadas as secretárias municipais de Administração Regional Municipal Leste e Adjunta de Planejamento Urbano, Rita Margarete de Freitas Rabelo e Gina Beatriz Rende; o secretário municipal de Meio Ambiente, Vasco de Oliveira Araújo; o coordenador da Promotoria de Justiça e Defesa do Patrimônio Público, João Medeiros da Silva Neto; e a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza.
Superintendência de Comunicação Institucional