ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Nomeação de analistas de políticas públicas será tema de audiência

Aprovados no concurso realizado em 2012 ainda aguardam nomeação

segunda-feira, 16 Setembro, 2013 - 00:00
Candidatos ao cargo de Analista de Políticas Públicas realizaram as provas em maio de 2012

Candidatos ao cargo de Analista de Políticas Públicas realizaram as provas em maio de 2012

Audiência pública da Comissão de Administração Pública discutirá nesta quarta-feira (18/9) questões relacionadas ao concurso público para Analista de Políticas Públicas (APP) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Edital 02/2012). Além do cronograma para nomeação dos aprovados, o objetivo da reunião, solicitada pelo vereador Pedro Patrus (PT), é obter esclarecimentos sobre o decreto que criou o cargo (14.841, de 16 de fevereiro de 2012), bem como o planejamento da Prefeitura em relação à terceirização de trabalhadores. O encontro será às 13h50, no Plenário Helvécio Arantes.

Realizado em maio de 2012, o concurso municipal ofereceu 618 vagas para o cargo de Analista de Políticas Públicas nas áreas de Administração (14 vagas), Ciências Contábeis (10), Ciências Econômicas (1), Educação Física (20), Psicologia - Gestão de Recursos Humanos (2), Psicologia - Assistência Social (273) e Serviço Social (298), com carga horária de 40 horas semanais.

Entre as atribuições do Analista de Políticas Públicas estão participar da formulação, planejamento, coordenação, execução e acompanhamento de políticas, programas, projetos e ações públicas; desenvolver análises, estudos, cálculos e pesquisas; processar dados e informações, desenvolver, sistematizar, aperfeiçoar e corrigir métodos e técnicas de trabalho em programas, projetos e serviços da Administração Municipal; além de analisar processos, realizar estudos e levantamentos de dados e conferir a exatidão da documentação.

De acordo com representantes dos servidores, esses trabalhos vêm sendo realizados de modo descontínuo por profissionais contratados, sujeitos às transformações que ocorrem no cenário político com a mudança de partidos e governantes. Logo, a homologação e convocação dos aprovados, que conquistaram a posição por mérito, faz cumprir os preceitos constitucionais e garante a oferta de um trabalho de qualidade à população.

Convidados

Para tratar da questão, foram convidados os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Informação, Leonardo Pessoa Paolucci, e de Governo, Josué Costa Valadão; o presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress - 6ª Região), Leonardo David Rosa Reis; a presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG), Marta Elizabete de Souza; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Célia de Lelis Moreira; e o promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Minas Gerais, Júlio César Luciano.

Compõem a Comissão de Administração Pública os vereadores Professor Wendel (PSB), presidente, Bispo Fernando Luiz (PSB), vice, Dr. Sandro (PSB), Juliano Lopes (PSDC) e Juninho Paim (PT).

Superintendência de Comunicação Institucional