Situação dos cavalos e carroceiros será tema de nova audiência
Comissão Especial cobra também informações sobre as capivaras já retiradas da Lagoa da Pampulha
Situação dos cavalos e carroceiros será tema de nova audiência. Foto: Mila Milowski/CMBH
Em pauta no Legislativo desde o início deste ano, a utilização de carroças de tração animal para transporte de carga no espaço urbano será tema de nova audiência pública. O debate está previsto para o dia 27/11 (quinta-feira), a partir das 19h, conforme requerimento aprovado pela Comissão Especial de estudos para Proteção e Defesa dos Animais, reunida na tarde desta sexta-feira (7/11).
“Sabemos que há intenção no município em substituir a tração animal pelo chamado ‘cavalo de lata’. Queremos saber como está essa previsão”, explicou o presidente da comissão, vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV). O parlamentar lembrou que a situação dos carroceiros já foi debatida em audiência pública no 1º semestre, quando foram apontados possíveis maus tratos sofridos pelos animais que realizam esse tipo de atividade. A comissão quer ouvir representantes do poder público, dos movimentos em defesa dos animais e dos carroceiros, a fim de identificar formas alternativas de atuação para esses trabalhadores, entendendo que a categoria depende das carroças para subsistência.
Tavares destacou também a recente publicação da Lei 10.764/14, de autoria da Prefeitura, criando a Coordenadoria de Defesa dos Animais, que teria motivado nova articulação dos carroceiros em torno do tema. A categoria compareceu ao Legislativo no último mês de outubro, questionando também os projetos de lei em tramitação que propõem estudos para substituição gradativa de veículos de tração animal por veículos motorizados. Recebidos pela Mesa Diretora, os carroceiros formaram uma comissão com representantes de todas as regionais da cidade para negociar com a PBH a preservação da atividade.
Capivaras na Pampulha
Os parlamentares aprovaram também o envio de pedido de informações à Prefeitura sobre a situação do manejo das capivaras da Lagoa da Pampulha. A comissão solicita dados objetivos sobre o processo de retirada desses animais da orla da lagoa, incluindo a quantidade de capivaras capturadas, o resultado dos exames de saúde e o prazo para conclusão do manejo.
Ainda em maio deste ano, os vereadores visitaram o local de quarentena das capivaras, dentro do Parque Ecológico da Pampulha, buscando conhecer o trabalho e a técnica implementada pela empresa responsável pelo serviço em atenção ao bem-estar dos animais. A partir dali seria feita a estimativa da população de capivaras na lagoa, a captura dos animais e, em seguida, os exames para verificar a ocorrência de contaminação por febre maculosa. Só então seriam retiradas do Parque e abrigadas em um novo local.
Participaram da reunião os vereadores Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), Juninho Paim (PT) e Juninho Los Hermanos (Pros).
Assista aqui à reunião na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional