Vereadores questionam proibição de estacionamento em volta do Mineirão
Insuficiência do transporte público e restrição na circulação de veículos seriam agravantes
Vereadores questionam proibição de estacionamento no entorno do Mineirão. Foto: Eduardo Profeta/CMBH
Com apenas 1500 vagas de estacionamento disponíveis dentro do estádio e a proibição de estacionar nas ruas do entorno, os torcedores que vão ao Mineirão em dias de jogos estariam encontrando dificuldades para chegar ao local. Para discutir o tema, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará audiência pública na próxima terça-feira (15/9), a partir das 9h30, no Plenário Helvécio Arantes.
Autor do requerimento para a audiência, o vereador Leo Burguês de Castro (PSL) explica que a intenção é obter esclarecimentos da BHTrans sobre as razões do bloqueio das vagas no entorno. O parlamentar explica que a medida seria adequada caso o transporte público coletivo pudesse circular nas proximidades do estádio e deixar os torcedores na porta. No entanto, Castro destaca que os ônibus trafegam apenas pela Av. Antônio Carlos, deixando os passageiros a mais de 1km de distância.
O vereador destaca, ainda, o funcionamento irregular de estacionamentos particulares em imóveis localizados próximos ao Mineirão, que exploram o serviço em dias de jogos, com valores que variam de R$ 20 a R$ 30. Considerando as tarifas abusivas, o parlamentar aponta o desconforto e riscos impostos aos torcedores.
Para conhecer de perto a situação, a Câmara de BH vai realizar visita técnica ao local já no próximo domingo, (13/9), ao meio dia, também a requerimento do vereador Léo Burguês de Castro. O encontro deve contar com a presença de representantes do Consórcio Minas Arena e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.
Convidados
Foram convidados para a audiência o secretário municipal de Governo, Vitor Valverde; o secretário de Administração Regional Municipal Pampulha, José Geraldo de Oliveira; o presidente da BHTrans, Ramon Vitor Cesar; os comandantes gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, assim como representantes do Consórcio Minas Arena, das agremiações desportivas, clubes de futebol e associações dos bairros do entorno.
Superintendência de Comunicação Institucional