AUDIÊNCIA PÚBLICA

Moradores temem impactos de novos voos no aeroporto da Pampulha

Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana discutirá o tema junto a gestores e especialistas

terça-feira, 1 Dezembro, 2015 - 00:00
Terminal, inaugurado em 1933, recebe atualmente apenas voos de menor porte. Foto: Divulgação/CMBH

Terminal, inaugurado em 1933, recebe atualmente apenas voos de menor porte. Foto: Divulgação/CMBH

Se, por um lado, o aumento de voos comerciais no Aeroporto da Pampulha pode valorizar a capital como destino de turismo e negócios, por outro, a comunidade local pode sofrer com impactos da poluição sonora, sobrecarga das vias e riscos de acidentes. Em debate na Câmara nos últimos meses, a intenção da Infraero e companhias áreas de aumentar a quantidade de voos de grande porte no Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (Aeroporto da Pampulha) volta à pauta parlamentar, em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, a ser realizada na próxima quinta-feira (3/12), a partir das 13h, no Plenário Helvécio Arantes.

Autora do requerimento para a reunião, a vereadora Elaine Matozinhos (PTB) explica que a intenção é discutir com as autoridades e grupos de interesse os riscos que a medida pode levar à população local. A vereadora lembra a existência de uma carta aberta redigida e assinada pelos moradores da região, que temem transtornos como o excesso de ruídos e sobrecarga no trânsito.

Convidados

Foram convidados para a audiência o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, os secretários municipais de Governo e de Meio Ambiente, a Promotoria de Justiça e Defesa da Habitação e Urbanismo (Ministério Público - MG), o Ministério Público Federal, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – MG), pesquisadores do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da UFMG e representantes das associações de moradores da região.

Superintendência de Comunicação Institucional