Comissão vai apurar superlotação de ônibus em contexto de pandemia
Secretaria Municipal de Governo deverá explicar quantidade de viagens e veículos em circulação e número de usuários
Foto Karoline Barreto/CMBH
Com o objetivo de averiguar denúncias de usuários do transporte coletivo sobre a superlotação dos ônibus, sobretudo em horários de pico, num cenário de agravamento da pandemia na cidade, Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário pretende realizar uma série de ações de fiscalização. Em reunião nesta quinta-feira (11/3), foi aprovado o encaminhamento de pedido de informação à Secretaria Municipal de Governo questionando a quantidade de viagens e veículos em circulação e número de usuários em dezembro de 2020 e março desse ano. Indicação à BHTrans sugere a ampliação de horários de circulação e de veículos; os vereadores ainda vão deliberar sobre a realização de visitas técnicas às Estações BHBus e ao Metrô. Na reunião, a comissão ainda aprovou visitas técnicas verificar a criação de baias de estacionamento em Venda Nova e ações preventivas para o período chuvoso no Barreiro de Baixo.
Wesley (Pros) é autor do pedido de informação à Secretaria Municipal de Governo sobre o quantitativo de viagens realizadas no transporte coletivo do município, de veículos em circulação por dia e o número de usuários do sistema de transporte coletivo nas segundas semanas de dezembro de 2020 e de março de 2021. Ele também assina a indicação, a ser encaminhada ao presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Diogo Prosdocimi, propondo a ampliação de horários de circulação das linhas de veículos de transporte coletivo e do quantitativo de veículos em circulação em horários de pico no município.
As duas medidas são um primeiro resultado do diálogo entre os membros da comissão sobre realizar uma série de medidas de fiscalização do Executivo a respeito da superlotação do transporte coletivo municipal em tempos de pandemia, em especial nos horários de pico (7h e 18h). Wesley propôs aos vereadores realizarem visitas técnicas às Estações BHBus e ao Metrô nos horários de pico, com o objetivo de verificar se está havendo superlotação.
Gilson Guimarães (Rede) sugeriu que as visitas fossem feitas somente com as equipes dos vereadores em horários definidos por eles. Braulio Lara (Novo) propôs que fossem solicitadas antecipadamente informações sobre o número de veículos, viagens e de passageiros nas segundas semanas de dezembro de 2020 e de março de 2021, para efeitos de comparação. O formato das visitas às estações BHBus ficou de ser acordado posteriormente.
Região Leste
A Região Leste será local de quatro visitas técnicas. A pedido de Gilson Guimarães, será verificada a regulamentação de estacionamento na Rua Ponta Porã, na Vila Ponta Porã, no dia 8 de abril, às 11h. Com a construção do Shopping Boulevard, houve a supressão do passeio ao lado da vila, impedindo que seus moradores tivessem um estacionamento próprio. Gilson explicou que, em reunião entre representantes do shopping e alguns moradores, foi acordado que o shopping cederia uma vaga de estacionamento para cada morador que possuísse um carro, mas isso ainda não ocorreu. “Atualmente, os moradores estão guardando seus carros em cima do passeio e estão sendo prejudicados com multas”, disse.
A Rua Mem de Sá, no Bairro Santa Efigênia, também será local de visita técnica no dia 22 de março, a partir das 9h, por solicitação de Rogerio Alkimim (PMN). Será avaliada a construção de lombadas e outras soluções para o trânsito intenso na via, na altura do nº 1.327, entre as Ruas Luiza San Marco e Luiza Chequer Santos, e na altura do nº 1.225, entre as Ruas Euclásio e Rio Pardo. Já próximo ao nº 1.280, na esquina com a Rua Euclásio, será verificada uma rotatória que estaria trazendo insegurança aos pedestres.
Venda Nova e Barreiro de Baixo
A falta baia de estacionamento para embarque e desembarque ou carga e descarga que permita fluidez ao trânsito de Venda Nova também será verificada a pedido de Rogerio Alkimim. No dia 23 de março, a partir das 9h, a comissão vai à Rua João Ferreira da Silva, nº 2.100, Bairro Maria Helena; e na sequência à Rua Érico Veríssimo, nº 2.375, Bairro Santa Mônica.
Professor Juliano Lopes (PTC) solicitou visita técnica à Rua Mantiqueira, n° 26, Bairro Jardim Liberdade/ Barreiro de Baixo, no dia 18 de março, às 10h. Juliano explicou que as águas pluviais provocaram uma grande erosão do terreno, causando risco aos imóveis da rua e ao asfalto, e é necessário verificar a possibilidade de canalização das águas para o Córrego Bonsucesso, ou encontrar uma outra solução.
Estiveram presentes, de maneira remota, todos os membros efetivos da comissão: Wesley, Braulio Lara, Gilson Guimarães, Henrique Braga (PSDB) e Rogerio Alkimim.
Assista ao vídeo da reunião na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional