Solicitação de Esclarecimento #86101

Thompson Mendonça

Prezados, Bom Dia!

 

Apresentamos os nossos questionamentos referentes a CONCORRÊNCIA 90.002/2024, ficamos no aguardo do retorno:

 

  1. No projeto CMBH-CAG-G-DIA-01 mostra diagrama QDC-CAG (NOVO), porém não identificamos esse quadro na planilha “MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL”, como proceder?
  2. No projeto CMBH-CAG-G-DIA-01 mostra diagrama QF-BC, porém não identificamos esse quadro na planilha “MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL”, como proceder?
  3. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” item 2.3.1.10 não tem o descritivo do item apenas “0”, como devemos proceder?
  4. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” item 2.3.2.6 não tem o descritivo do item apenas “11267”, como devemos proceder?
  5. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” item 1.1.2.1  descreve a atividade “LIMPEZA PERMANENTE DA OBRA - 01 SERVENTE X 4 HORAS DIÁRIAS”, a CLT não permite a contração por 4 horas para essa função, como devemos proceder?
  6. Por trata-se de uma empreitada por preço unitário favor encaminhar composição de custo unitário dos itens planilhados para análise. Favor informar a referência orçamentaria utilizada no processo (SINAPI, COTAÇÃO e etc.) bem como mês e ano de referência.
  7. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” item 12.2 “ LOCAÇÃO DE CONTAINER....” onde será destinado o espaço para implantação do container ?
  8. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” não localizamos o item MONTAGEM DE escritório de obra, dessa forma entendemos que o escritório de obras será fornecido pela CMBH, entendimento correto?
  9. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” item 3.5.3.1.1 descreve a atividade “... (APROXIMADAMENTE 2,74KG POR M2)..., entendemos que 2,74Kg/m² refere-se ao peso do suporte para dutos fabricados em chapa de aço galvanizada #20, pois a chapa de aço galvanizada # 20 pesa aproximadamente 8,07 Kg/m²,  entendimento correto?
  10. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” item 3.5.3.1.2 descreve a atividade “... (APROXIMADAMENTE 2,28KG POR M2)..., entendemos que 2,28Kg/m² refere-se ao peso do suporte para dutos fabricados em chapa de aço galvanizada #22, pois a chapa de aço galvanizada # 22 pesa aproximadamente 6,87 Kg/m²,  entendimento correto?
  11. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” item 3.5.3.1.3 descreve a atividade “... (APROXIMADAMENTE 1,94KG POR M2)..., entendemos que 1,94Kg/m² refere-se ao peso do suporte para dutos fabricados em chapa de aço galvanizada #24, pois a chapa de aço galvanizada # 24 pesa aproximadamente 5,65 Kg/m²,  entendimento correto?
  12. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” item 3.5.3.1.4 descreve a atividade “... (APROXIMADAMENTE 1,55KG POR M2)..., entendemos que 1,55Kg/m² refere-se ao peso do suporte para dutos fabricados em chapa de aço galvanizada #26, pois a chapa de aço galvanizada # 26 pesa aproximadamente 4,43 Kg/m²,  entendimento correto?
  13. Estando nosso entendimento correto nos itens acima (9 a 12), porque o peso dos suportes é diferente para cada bitola de chapa, sendo que no projeto existe apenas um tipo de suporte, não variando o tipo de material em função da bitola da chapa, favor esclarecer.
  14. Para fabricação de dutos é considerando um fator de correção de 30%, para fabricação de junta “S”, junta chaveta e veias, dessa forma para cada 1,0 Kg de duto utiliza-se 1,30kg de chapa galvanizada, entendemos que foi utilizado pela CMBH o fator de correção para chegar ao peso final do duto fabricado, entendimento correto?
  15. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” item 2.4.3.4.6 descreve a atividade “VÁLVULA PARA BALANCEAMENTO E BLOQUEIO MODELO STAD Ø=60", REF.:TOUR ANDERSON OU EQUIVALENTE”, não identificamos válvula de Ø 60” no projeto recebido, a maior tubulação tem diâmetro de 10”, favor informar como proceder?
  16. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” item 2.4.3.4.7 descreve a atividade “VÁLVULA PARA BALANCEAMENTO E BLOQUEIO MODELO STAD Ø=32", REF.:TOUR ANDERSON OU EQUIVALENTE”, não identificamos válvula de Ø 32” no projeto recebido, a maior tubulação tem diâmetro de 10”, favor informar como proceder?
  17. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” item 2.4.3.4.8 descreve a atividade “VÁLVULA PARA BALANCEAMENTO E BLOQUEIO MODELO STAD Ø=60", REF.:TOUR ANDERSON OU EQUIVALENTE”, não identificamos válvula de Ø 60” no projeto recebido, a maior tubulação tem diâmetro de 10”, favor informar como proceder?
  18. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” itens 3.5.6.1 ao 3.5.6.6 descreve a atividade “PAINEL...”, a unidade do item está “M” (metros), favor esclarecer como será a medição do item, pois é fornecido em uma única peça.
  19. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” itens 1.3.1.18 ao 1.3.1.21 descreve a atividade “ELETRODUTO RÍGIDO ROSCÁVEL, PVC...”, a unidade do item está “UN” (peça), favor esclarecer como será a medição do item, pois em outros itens com a mesma descrição a unidade de medida é “M” (metro).
  20. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” item 2.3.1.9 descreve a atividade “ELETROCALHA PERFURADA...”, a unidade do item está “UN” (peça), favor esclarecer como será a medição do item, pois em outros itens com a mesma descrição a unidade de medida é “M” (metro).
  21. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL” item 2.3.2.2 descreve a atividade “RACK FECHADO PARA SERVIDOR - FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO. AF_11/2019”, não informa a dimensão do RACK, como proceder?
  22. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL”, não identificamos o item guindaste para descarregamento e posicionamento dos equipamentos (Chiller´s) na base de concreto, como proceder?
  23. Na planilha “ MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL”, não identificamos o item guindaste para remoção dos equipamentos (Chiller´s) existentes, como proceder?
  24. item 2.3.2.2 descreve a atividade “RACK FECHADO PARA SERVIDOR - FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO. AF_11/2019”, não informa a dimensão do RACK, como proceder?
  25. Favor informar a data base do orçamento em questão. A informação não foi encontrada no processo.
  26. O processo adotou o regime diferenciado de BDI para aquisição dos itens EQUIPAMENTOS (BDI de 15,27%) este BDI desconsidera a aplicação de ISS na venda dos itens. No entanto a prefeitura de Belo Horizonte, no seu código tributário não dispõem de tal normativa. A legislação municipal através do código tributário municipal 8.725, Art.25 § 1º, prevê a possibilidade abatimento de apenas 30% do valor da nota de serviço.

 

Art. 25 - Em caso de responsabilidade tributária pelo ISSQN incidente sobre o serviço de execução, por administração, empreitada ou subempreitada, de obra de construção civil, hidráulica ou elétrica e de obra semelhante, inclusive sondagem, perfuração de poço, escavação, drenagem e irrigação, terraplanagem, pavimentação, concretagem e a instalação e montagem de produto, peça e equipamento, bem como no caso de reparação, conservação e reforma de edifício, estrada, ponte, porto e congêneres, deve ser retido, na fonte, o ISSQN apurado sobre o valor total do documento fiscal de prestação do serviço, excluído o valor, nele discriminado, do material fornecido pelo prestador.

 

§ 1º - Para efeito deste artigo, o valor a ser excluído da base de cálculo do ISSQN a ser retido, relativo ao material fornecido pelo prestador do serviço, não poderá exceder o limite de 30% (trinta por cento) do valor total do respectivo documento fiscal de prestação do serviço.

 

Desta maneira, solicitamos que o BDI seja revisado tendo invista a impossibilidade de adoção conforme legislação municipal.

Licitação Relacionada: 
Contratação de empresa especializada em serviços na área de engenharia visando à execução parcial do retrofit (modernização) dos sistemas de climatização, elétrico (iluminação e tomadas), telefônico, sonorização, rede lógica, iluminação (continua...)
Data de envio pelo solicitante: 
17/09/2024 - 10:47
Resposta: 

Prezado licitante,

Em atenção ao seu questionamento, elaboramos as seguintes respostas, conforme subsídios enviados pelo setor demandante:

1. Conforme a planilha orçamentária disponível entre os documentos anexos ao Edital, o item 2.3.1.10 refere-se ao QUADRO ELÉTRICO TIPO CCM QDC-CAG.

2. De acordo com o próprio projeto indicado na pergunta, o quadro QF-BC faz parte do QDC-CAG, sendo possível observar no diagrama logo na entrada a indicação do QF-BC. Dessa forma, entende-se que esse quadro estará dentro do QDC-CAG e foi cotado em conjunto com esse quadro, ou seja, seu valor está embutido no item relativo ao QDC-CAG (item 2.3.1.10 da planilha orçamentária).

3. Conforme a planilha orçamentária disponível entre os documentos anexos ao Edital, o item 2.3.1.10 refere-se ao QUADRO ELÉTRICO TIPO CCM QDC-CAG.

4. Conforme a planilha orçamentária disponível entre os documentos anexos ao Edital, o item 2.3.2.6 da proposta comercial refere-se à seguinte descrição: sistema de controle SCP50-OPEN, para controle da CAG (chiller, bombas primárias e secundárias) completo com todos os dispositivos e software montado em painel metálico classe de proteção IP-65. Ref.: Carrier ou equivalente.

5. Trata-se de premissa adotada pela administração para estipular preço estimado para o serviço de limpeza. Caberá à contratada organizar logística específica, determinando horários e quais profissionais realizarão a demanda de forma a manter o canteiro de obras em boas condições de limpeza.

6. Foram utilizados preços de tabelas públicas (SINAPI, SUDECAP, SETOP) bem como cotações junto ao mercado. A planilha de composição de custos unitária encontra-se na relação de anexos disponível na página da licitação referente à Concorrência Nº 90002/2024. Para acessar a referência orçamentária, é necessário re-exibir a coluna “B” na planilha orçamentária, também disponível na página da licitação.

7.  A posição dos contêineres será definida pela CMBH de acordo com a disponibilidade de espaço e necessidade da contratada, no momento em que as atividades forem iniciadas.

8. O espaço para o escritório de obras será cedido pela CMBH. Entretanto, ferramentas, equipamentos e demais insumos necessários serão de responsabilidade da contratada.

9. Para composição de custos deste item foi considerada massa de 7,60 kg/m² para duto efetivamente fornecido e montado em chapa galvanizada #20.

10. Para composição de custos deste item foi considerada massa de 6,40 kg/m² para duto efetivamente fornecido e montado em chapa galvanizada #22.

11. Para composição de custos deste item foi considerada massa de 5,12 kg/m² para duto efetivamente fornecido e montado em chapa galvanizada #24.

12. Para composição de custos deste item foi considerada massa de 4,00 kg/m² para duto efetivamente fornecido e montado em chapa galvanizada #26.

13. Para a cantoneira de suporte dos dutos considerar as informações do projeto.

14. Sim. O projetista utilizou coeficiente relacionado ao uso e perda de materiais na composição para formação do preço unitário . Assim, será medida apenas a quantidade de chapa de duto efetivamente construído, montado e passível de medição e conferência in-loco nas instalações. Não serão medidas quantidades relacionadas a perdas, recortes, dobras ou veias, visto que foram consideradas em coeficiente definido pelo projetista na composição de custos que deu origem aos preços unitários.

15. Considerar diâmetro em milímetros.

16. Considerar diâmetro em milímetros.

17. Considerar diâmetro em milímetros.

18. Conforme planilha de Composição de Custo Unitário disponível entre os documentos anexos do Edital, a unidade dos itens é “unidade (UN)”. Nos termos do item 2.1.8.2.11 do Projeto Básico serão pagos os serviços efetivamente prestados pela CONTRATADA conforme o 
percentual indicado no Cronograma Físico-Financeiro, com a avaliação e ateste da equipe de fiscalização da CMBH. Destaca-se, ainda, que a planilha orçamentária possui caráter meramente indicativo. Questionamentos técnicos sobre a planilha deverão ser apresentados na forma do item 2.1.1.5 do Projeto Básico pela CONTRATADA antes do início dos serviços, emitindo um relatório técnico detalhado, e serão objeto de análise pela empresa responsável pela elaboração do projeto.

19. Conforme pode ser visto na referência utilizada no orçamento das tabelas públicas SINAPI e SETOP, a unidade dos itens é “metro (m)”. A título de informação: 1.3.1.18 (item SINAPI 91863); 1.3.1.19 (item SINAPI 91873); 1.3.1.20 (item SETOP ED-49311) e 1.3.1.21 (item SETOP ED-49312). Para acessar a referência orçamentária, é necessário re-exibir as colunas “B” e “C” na planilha orçamentária, disponível na página da licitação). Nos termos do item 2.1.8.2.11 do Projeto Básico serão pagos os serviços efetivamente prestados pela CONTRATADA conforme o percentual indicado no Cronograma Físico-Financeiro, com a avaliação e ateste da equipe de fiscalização da CMBH. Questionamentos técnicos sobre a planilha deverão ser apresentados na forma
do item 2.1.1.5 do Projeto Básico pela CONTRATADA antes do início dos serviços, emitindo um relatório técnico detalhado, e serão objeto de análise pela empresa responsável pela 
 elaboração do projeto.

20. Conforme pode ser visto na referência utilizada no orçamento das tabelas públicas SINAPI e SETOP, a unidade dos itens é “metro (m)”. A título de informação: 2.3.1.9 (item SETOP ED-19526). (Para acessar a referência orçamentária, é necessário re-exibir as colunas “B” e “C” na planilha orçamentária, disponível na página da licitação.) unidade desse item é “metro (m)”. Nos termos do item 2.1.8.2.11 do Projeto Básico serão pagos os serviços efetivamente prestados pela CONTRATADA conforme o percentual indicado no Cronograma Físico-Financeiro, com a avaliação e ateste da equipe de fiscalização da CMBH. Questionamentos técnicos sobre a planilha deverão ser apresentados na forma do item 2.1.1.5 do Projeto Básico pela CONTRATADA antes do início dos serviços, emitindo um relatório técnico detalhado, e serão objeto de análise pela empresa responsável pela elaboração do projeto.

21. Para maior entendimento sobre dimensionamento e posicionamento do rack, verificar a planta CMBH-CAG-ALI.

22. O item 2.1.3.1 (referência SINAPI número 100954) tem a descrição “Transporte Com Caminhão Carroceria Com Guindauto (Munck), Momento Máximo De Carga 11,7 Tm, Em Via Interna (Dentro Do Canteiro - Unidade: Txkm)”. Essa composição da SINAPI contempla o equipamento: “Guindauto Hidráulico, Capacidade Máxima De Carga 6200 Kg, Momento Máximo E Carga 11,7 Tm, Alcance Máximo Horizontal 9,70 M, Inclusive Caminhão Toco Pbt 16.000 Kg, Potência De 189 Cv - Chp Diurno.” Sendo assim, esse item contém o guindaste necessário para descarregamento e posicionamento dos
equipamentos.

23. O item 2.1.1.1, cuja descrição é REMANEJAMENTO DE EQUIPAMENTO MECÂNICO (TORRES DE RESFRIAMENTO) é uma composição de custo unitário feita pelo orçamentista (código DEM-050). Essa composição contempla o guindaste.

24. Para maior entendimento sobre dimensionamento e posicionamento do rack, verificar a planta CMBH-CAG-ALI.

25. A data base do orçamento está no campo "Orçamento estimado" da folha de apresentação (página 3 do edital).

26. A planilha será alterada para adequação à decisão do STJ nos termos do REsp 1.916.376.

Cordialmente,

Comissão Permanente de Licitação

Data da Resposta: 
20/09/2024 - 15:39