Estudantes se reúnem em cerimônia de encerramento da edição 2024 do projeto
Propostas elaboradas pelos jovens sobre melhorias no sistema escolar serão analisadas pela Assembleia Legislativa
Foto: Cristina Medeiros/CMBH
Cerca de 60 estudantes participantes do Parlamento Jovem (PJ) estiveram presentes no Plenário Amynthas de Barros, na última quinta-feira (31/10), para o encerramento oficial da 20ª edição do programa, quando receberam certificados e compartilharam impressões sobre a experiência. Ao longo do ano, os jovens participaram de discussões que resultaram em um documento final com 12 propostas sobre o tema “Melhorias no ensino escolar”. O texto final já foi entregue à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde os deputados vão decidir qual encaminhamento será dado às sugestões. O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Sousa Marques de Azevedo (MDB), esteve na cerimônia e parabenizou os jovens pela conclusão dos trabalhos no projeto.
Entre as 12 propostas elaboradas pelos estudantes, quantidade mínima de psicólogos escolares na rede estadual; cursos de atualização, workshops e programas de desenvolvimento profissional para docentes; otimização e estruturação dos espaços físicos das escolas, com integração de tecnologias digitais e melhorias na infraestrutura geral; distribuição de uniformes e materiais escolares básicos completos a todos os estudantes; promoção de oficinas, debates e palestras que abordem temáticas de relevância social, como educação antirracista, educação sexual e educação inclusiva; e maior participação estudantil nas políticas escolares.
Gabriel destacou que ficou muito feliz ao conversar com João Victor Oliveira - representante do Município na etapa estadual do PJ - e descobrir a predileção especial do estudante pelo "diálogo com pessoas que pensam diferente”. Conforme o vereador, todos deveriam entender que pensamentos distintos não são um impeditivo para a política. “O contrário da guerra não é a paz. É a política. Essa é a maneira que nós inventamos para resolver conflitos, por meio da conversa” , afirmou o presidente. Em ato simbólico, Gabriel transferiu a presidência para João Victor, que ocupou, a partir de então, a cadeira do parlamentar.
João Victor também compartilhou sua experiência no Parlamento Jovem com os demais presentes. Ele avaliou positivamente toda a jornada no projeto e pontuou que passou por crescimento pessoal ao vencer a timidez e conseguir falar em público, expondo e defendendo as propostas do polo regional. Ele também reiterou que todos os debates ocorreram sem contratempos, ouvindo os argumentos dos colegas, que não tiveram muita dificuldade na definição dos projetos que entrariam no documento final. Além disso, o jovem disse que decidiu cursar Direito e que o projeto teve influência direta nessa escolha.
Novo olhar sobre a política
Gerente da Escola do Legislativo da CMBH, Roberto Almeida fez um agradecimento especial às escolas que se inscreveram e que se dispuseram a fazer parte do PJ. Leandra Martins, da Escola do Legislativo da ALMG, declarou que o que mais se destaca no programa é o olhar diferenciado que os estudantes passam a ter sobre a política. Ela citou que os jovens mudam de visão após participar do Parlamento Jovem, passando a entender não só a política feita nas câmaras e assembleias, mas também aquela presente no cotidiano. Ainda segundo a servidora, os estudantes aprendem os meios para participar do processo de tomada de decisão política com o objetivo de construir a realidade que desejam.
Ao final, o microfone foi aberto a todos que quisessem compartilhar opiniões sobre as atividades realizadas no PJ. A maioria dos estudantes salientou que o projeto tem a capacidade de alterar a percepção dos participantes sobre a política, salientando também a oportunidade de ampliação dos conhecimentos sobre o funcionamento do Legislativo. Muitos também destacaram que o PJ foi uma oportunidade de construir amizades duradouras. Além disso, os jovens fizeram questão de expressar a intenção de participar das próximas edições do programa.
Adriana Machado Simões, professora e coordenadora do curso de Ciências Sociais da PUC Minas, fez coro às falas sobre a capacidade de diálogo. A professora afirmou ainda que os jovens demonstraram que política deve ser tema de debate e trocas de argumentos, sem que isso implique em brigas entre aqueles que pensam diferente.
O Projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é uma ação de formação política destinada aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros. Ele é dividido em três etapas, uma municipal, uma estadual e uma regional, que organiza os municípios em polos. O objetivo é criar para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
Nesta edição, na etapa municipal, foram realizados 18 encontros ao longo do ano, incluindo uma visita ao Instituto Inhotim. A partir das reuniões foram criadas 25 propostas, dentre as quais seis foram selecionadas para a etapa regional e, dessas, quatro seguiram para a fase estadual. Os participantes também realizaram eleições para escolher quem seria o representante municipal responsável por defender o polo metropolitano em meio a 150 estudantes de 133 cidades diferentes na etapa estadual. Eles também decidiram o tema do próximo ano, que será “Juventude e Direitos Culturais”.
Superintendência de Comunicação Institucional