Nas reuniões das comissões, após a apreciação da pauta, qualquer cidadão pode pedir a palavra ao presidente da reunião para expor um problema, apresentar reivindicações ou denúncias, cobrar medidas e se manifestar sobre temas tratados pela comissão. Em audiências públicas, é possível relatar experiências, expor posicionamentos, questionar autoridades presentes, sugerir ações, em geral mediante inscrição prévia.
Nas reuniões do Plenário, o cidadão pode assistir e se manifestar somente a partir da galeria (arquibancada), sem desrespeitar servidores, atirar objetos, ofender, interromper ou impedir falas dos parlamentares. Nesses casos, o presidente da Mesa poderá solicitar sua retirada do local. Reformas no espaço físico e adoção de intérprete de Libras garantem acessibilidade do público.
Durante a apreciação de projeto de iniciativa popular, tanto nas comissões como no Plenário, um representante da entidade autora ou um dos signatários previamente indicados terá direito à fala para defender a proposta.