Participação Popular

A Câmara de BH promove eventos culturais abertos ao público?

Exposições, oficinas, rodas de leitura, sessões de cinema e apresentações musicais podem ser oferecidas ao público interno e externo do Legislativo de BH, sem periodicidade definida, através do programa Câmara Cultural, implementado em 2023 com o objetivo de difundir e promover a memória histórica da cidade e do estado, os artistas e as artes locais em suas diversas linguagens.

Como faço para participar das audiências de apresentação e discussão do orçamento anual?

Qualquer cidadão pode participar das audiências públicas nas quais o Poder Executivo apresenta projeto orçamentário enviado à Câmara (Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei do Orçamento Anual ou revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental) e responde questionamentos de parlamentares e da sociedade civil sobre as propostas.

Pessoas que assistem a reuniões e audiências públicas podem fazer uso da palavra?

Nas reuniões das comissões, após a apreciação da pauta, qualquer cidadão pode pedir a palavra ao presidente da reunião para expor um problema, apresentar reivindicações ou denúncias, cobrar medidas e se manifestar sobre temas tratados pela comissão. Em audiências públicas, é possível relatar experiências, expor posicionamentos, questionar autoridades presentes e sugerir ações, em geral mediante inscrição prévia. 

Qualquer pessoa pode assistir às reuniões e audiências públicas na Câmara?

Sim. Todas as reuniões do Plenário, das comissões permanentes, das comissões especiais de estudo e comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são abertas ao público e podem ser assistidas no local. Quando o número de pessoas ultrapassar a capacidade do espaço onde ocorre a reunião, os excedentes serão encaminhados a outro local da Câmara para assistir o evento por telão.