O que é Indicação, Moção e Autorização e como elas são apreciadas?

  • Indicação é a proposição por meio da qual sugere-se a autoridade competente (prefeitura, secretarias, governo do estado) a adoção de medida de interesse público
  • ​Moção é a proposição por meio da qual o(s) autor(es) manifesta(m) apoio, pesar ou protesto em relação a ato ou acontecimento de relevância pública ou social

Após o recebimento pelo setor responsável, as indicações e as moções são distribuídas aos parlamentares e, se não forem impugnadas em cinco dias úteis, são consideradas aprovadas e encaminhadas aos destinatários em até 10 dias úteis. Havendo impugnação, a proposição será incluída na pauta do Plenário e votada pelo conjunto dos membros do Legislativo.

Cada vereador pode apresentar ao todo, por mês, até 20 proposições desse tipo, independentemente de sua natureza específica. O parlamentar que não utilizar sua cota poderá transferi-la para outro, mediante documento escrito.

  • Autorização é a proposição por meio da qual a Mesa Diretora autoriza o prefeito a se ausentar do município ou o vice-prefeito a se ausentar do estado. A decisão deve ser comunicada ao solicitante em até 10 dias úteis.