Solicitação de Impugnação #58796

DATEN TECNOLOGIA LTDA.

Prezados(as) Senhores(as),

 

Boa tarde!

 

Segue em anexo a impugnação do PE 1/2019.

 

Por gentileza confirmar o recebimento deste e-mail.

 

Atenciosamente,

 

Licitação Relacionada: 
Aquisição de microcomputadores
Data de envio pelo solicitante: 
24/06/2019 - 15:42
Resposta: 
A) UEFI
Serão aceitos fabricantes com a compatibilidade com o padrão UEFI em todas as categorias, ou seja, ´Promoter", "Contributor" ou "Adopter", desde que comprovada que o BIOS seja do próprio fabricante ou direito de edição sobre o BIOS por meio de declaração do fabricante da BIOS direcionada ao fabricante do microcomputador, com vistas a garantir que as edições realizadas pelo padrão UEFI serão acessíveis pelo fabricante dos microcomputadores. Esta exigência justifica-se claramente com vistas a aumentar a segurança dos equipamentos de possíveis ataques virtuais a nível de firmware, bastante comum na atualidade. Alterações serão realizadas no Termo de Referência.

B) DMTF
Será aceita categoria leadership. As alterações serão realizadas no TR.

C) EPEAT

Serão aceitas as categorias Golden, Silver e Bronze da certificação EPEAT, as alterações serão feitas no edital.
Não serão aceitas outras certificações, pois a EPEAT é aberta a equipamentos de todas as nacionalidades, sendo ela a mais completa para analisar e classificar equipamentos de informática segundo critérios ecológicos dos mais variados, como o critério de impacto ambiental do produto com base em quanto ele é reciclável, como ele foi projetado e como é fabricado, e o nível de eficiência energética.
Ressaltamos que equipamentos de diversos fabricantes comercializados no Brasil possuem a certificação Epeat, o que demonstra que a exigência não traz prejuízos à competitividade do certame.
Ressaltamos também que o parque computacional atual da CMBH é composto por equipamentos com certificação EPEAT, reforçando o nosso desejo de manter o mesmo padrão de atendimento às diversas questões ambientais.

D) UBUNTU
Windows e Ubuntu são os sistemas operacionais padrão da CMBH. Portanto por razões de compatibilidade e padronização, pedem-se as certificações nesses sistemas.

E) MONITOR

Conforme pode ser observado na literatura existem dois padrões de fabricação para monitores utilizados pelo mercado: - ODM: onde o dono da marca cria o projeto do monitor e terceiriza apenas a produção deste (assim como feito por praticamente todos os fabricantes para componentes como placa mãe). Desta forma ele detém a propriedade intelectual e pode corrigir eventuais falhas com maior agilidade. Além disso o ciclo de vida do monitor é gerido pelo dono da marca. Estes monitores são vistos pelo mercado como pertencentes ao próprio fabricante. - OEM: O dono da marca vai ao mercado em busca de modelos de monitores de outras marcas e pede apenas para colocar sua marca naquele determinado modelo. Neste caso o dono da marca não gere o ciclo de vida do produto e não possui propriedade intelectual sobre o mesmo, o que traz riscos à administração pública. Sendo assim, não serão aceitos monitores em regime de OEM. Estão sendo adquiridos desktops, monitores, teclado e mouse e por questões de compatibilidade e garantia, além de eficiência em casos de necessidade de suporte. Desta forma os monitores deverão ser do mesmo fabricante do desktop.

 

Fabiana Prestes - Pregoeira.

Data da Resposta: 
01/07/2019 - 12:34