Pró-Memória

Versão para impressãoVersão para impressãoPDF versionPDF version

O Programa Pró-Memória Legislativa é uma iniciativa da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que busca resgatar a história do Legislativo Municipal, inserindo a instituição nos estudos sobre a memória da cidade desde a construção da nova capital.

Instituído oficialmente em 2007, o programa esteve em atividade até 2016, tendo resultado na publicação de textos, revistas, livros e materiais multimídia distribuídos gratuitamente ao público.

PUBLICAÇÕES

2006 | Revista “Pensamento & Memória - Os 70 anos de reabertura das câmaras municipais”

Antes mesmo de sua institucionalização, o núcleo de pesquisa (do que veio a se tornar o Programa Pró-Memória) já havia elaborado a primeira revista publicada no âmbito da Câmara Municipal de BH. A publicação apresenta a perspectiva parlamentar sobre o breve período democrático havido entre os dois interstícios ditatoriais de Getúlio Vargas, de 1930 a 1946.

2010 | Livro Ciclones e Macaréus - O Parlamento na História de Belo Horizonte

O livro recupera todo o processo histórico que levou à mudança da capital mineira, de Ouro Preto para Belo Horizonte, ocorrida em 1897, e a posterior organização política da nova capital.

2010 | Revista comemorativa dos 20 anos da Lei Orgânica de Belo Horizonte

O Pró-Memória participou da elaboração da revista, contribuindo com uma reflexão histórica do processo de construção da Lei Orgânica e do contexto político vivido na época.

2014 | Revista “Passeio Virtual Belo Horizonte 1911”

Simultaneamente ao lançamento do aplicativo “Passeio Virtual Belo Horizonte 1911”, o Programa Pró-Memória publicou uma revista apresentando os bastidores da criação desse produto. A revista reúne relatos sobre as dificuldades e as artimanhas para superar a precariedade das fontes de pesquisa disponíveis, além de mostrar curiosidades das ações de comunicação da época (datadas de 100 anos atrás) para ocultar determinados cenários que não se enquadravam no discurso oficial de cidade cosmopolita.

2016 | Revista Edição Especial Água

           Concebida no âmbito do Pró-Memória, a publicação reúne artigos de especialistas e consultores da Câmara de BH, abordando aspectos históricos, técnicos e perspectivas atuais sobre o tema.

 

APLICATIVO

2014 | Aplicativo “Passeio Virtual Belo Horizonte 1911” (disponível aqui para baixar)

Elaborado em plataforma 3D interativa, o aplicativo permite ao usuário percorrer as ruas da capital no início do século XX, reconstruindo grandes cenários da cidade como a Praça da Estação, a antiga Praça da República (Praça Afonso Arinos) e a Praça da Liberdade.