CARNAVAL

Vereadores apóiam desfiles no centro da capital

domingo, 6 Janeiro, 2008 - 22:00

O presidente da Frente Parlamentar Municipal em Defesa do Carnaval em Belo Horizonte, vereador Hugo Thomé (PMN), apresentou, no dia 3 de janeiro, ao prefeito interino, Ronaldo Vasconcellos (PV), uma reivindicação para que os desfiles das escolas de samba e blocos caricatos sejam realizados, a partir desse ano, na Praça da Estação. A iniciativa recebeu apoio de parlamentares e carnavalescos. 
O vereador Hugo Thomé recebeu e-mails que apóiam a idéia de transferir a festa para o centro de Belo Horizonte. “A Praça da Estação é um local amplo, onde são realizados eventos de grande porte, como o Festival Internacional de Teatro (FIT) e Arraiá de Belo”, lembrou.  Segundo o parlamentar, a Serraria Souza Pinto, a Casa do Conde e a rua Aarão Reis, no entorno da praça, comportam os carros alegóricos. “A região é de fácil acesso para a população”, ressaltou.
Em 2007, a Câmara realizou diversas audiências públicas que permitiram o diálogo entre a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e representantes das escolas de samba e grupos caricatos. “A frente surgiu para ampliar o canal de comunicação entre os interlocutores”, afirmou o vereador. 
Pólo carnavalesco
Durante as audiências foram discutidos temas como a realização do carnaval 2008 nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro; a formatação do regulamento para organizar o evento; e a construção de um espaço multiuso na Via 240, no bairro Primeiro de Maio, onde o desfile das escolas acontece desde 2004.
“A idéia é realizar, a cada ano, uma festa melhor e mais organizada, transformando a capital mineira em um dos pólos carnavalescos do Brasil e do mundo”, afirmou Hugo Thomé. Integram a Frente Parlamentar Municipal em Defesa do Carnaval, os vereadores Carlúcio Gonçalves (PR), como vice-presidente; e Ana Paschoal e Neila Batista, ambas do PT, como secretárias.

O Executivo instituiu uma comissão especial, presidida por Ronaldo Vasconcellos, encarregada das atividades relacionadas ao carnaval 2008, com o objetivo de planejar, organizar e implementar as atividades relacionadas à festa. Também participam da comissão o secretário municipal adjunto de Governo, Ricardo Pires; o procurador-geral adjunto, Mário Luiz Casaverde Sampaio; o chefe-adjunto da Assessoria de Comunicação Social, Carlos Alberto dos Santos; e o diretor de Eventos da Belotur, Tadeu Martins Soares.
 

Informações no gabinete do vereador Hugo Thomé (3555-1128/1211).