EDUCAÇÃO

“Por que ficar vivo: a vida expressa em poesias”

O livro que reúne poesias vencedoras do último concurso realizado no ano passado pela Oficina de Rádio do Programa Fica Vivo será lançado amanhã, 8 de março, a partir das 9 horas, na Escola Municipal Professor Paulo Freire (rua Paulo Campos Mendes, 311, bairro Ribeiro de Abreu).

domingo, 9 Março, 2008 - 21:00
O livro que reúne poesias vencedoras do último concurso realizado no ano passado pela Oficina de Rádio do Programa Fica Vivo será lançado amanhã, 8 de março, a partir das 9 horas, na Escola Municipal Professor Paulo Freire (rua Paulo Campos Mendes, 311, bairro Ribeiro de Abreu).

A obra, ilustrada pelos jovens da Oficina de Grafite do Programa Fica Vivo e do Centro Social de Apoio à Criança e ao Adolescente do Conjunto Paulo VI, foi publicada com o apoio da vereadora Ana Paschoal (PT) e da Escola Paulo Freire. Amanhã, durante o evento, as poesias vencedoras do concurso serão recitadas e também haverá apresentações de percussão, canto e danças folclóricas.

Segundo a “oficineira” de rádio, Cida Fernandes, o evento é uma forma de mostrar o talento dos jovens daquela região às famílias, comunidade e também aos representantes da cidade. “As crianças e jovens mostravam certa resistência à leitura, mas a rádio e as oficinas de grafite despertaram neles a vontade de ampliar conhecimentos. Agora eles produzem arte e poesias”, ressaltou.

Cerca de 200 pessoas se inscreveram no projeto, que contou com a participação de estudantes do primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino municipal, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse foi o primeiro concurso, mas já é cogitada a idéia de se fazer, durante este ano, um concurso de contos que culminará na publicação de outro livro no final do período. “Essa idéia está sendo discutida. Com os resultados positivos, não podemos parar com os nossos trabalhos”, lembrou Cida Fernandes.

Responsabilidade social

De acordo com a diretora da Escola Municipal Professor Paulo Freire, Edmeia Costa, o livro é um marco na história da instituição, que busca, a cada ano, levar o trabalho da educação para além dos muros, desenvolvendo parcerias com foco na responsabilidade social.

A vereadora Ana Paschoal, incentivadora do projeto, lembrou que a região é muito carente e de grande vulnerabilidade social. “A comunidade merece nosso apoio, principalmente porque convive constantemente com o risco das drogas e do crime. No projeto, as crianças buscam uma oportunidade para construir um futuro melhor”, constatou.

Quem participar do lançamento do livro também poderá assistir a releitura da obra de Gustavo Klint, na exposição “O Beijo”, realizada pelos estudantes do terceiro ciclo, além da apresentação da escola de samba Unidos do Onça, uma das vencedoras do carnaval 2008 de Belo Horizonte.

Informações no gabinete da vereadora Ana Paschoal (3555-1224/1225).