HOMENAGEM
Juíza escritora recebe Título de Cidadania Honorária

segunda-feira, 15 Setembro, 2008 - 21:00


Durante a solenidade a vereadora Sílvia Helena ressaltou que a Câmara Municipal, ao conceder o Título de Cidadania Honorária a Diva Dorothy, cumpre seu dever, por reconhecer a relevância dos trabalhos realizados pela homenageada não só à Justiça, como também à sociedade.
“O título vem premiar seu valor revelado em várias instâncias da vida, como mulher, mãe, professora, juíza, escritora e caminhante incansável de sonhos intermináveis”, comentou a parlamentar. “Diva Dorothy é uma intelectual orgânica que se consome naquilo que faz”, acrescentou.
Diva Dorothy Safe de Andrade Carneiro é juíza do Trabalho aposentada da Terceira Região e escritora. Ela integra o grupo de mulheres “Caminhantes da Estrada Real” e percorreu a pé o percurso da referida estrada (Diamantina a Paraty – roteiro do diamante, e Ouro Preto ao Rio de Janeiro – roteiro do ouro).
Em suas caminhadas, fotografou flores e fogões à lenha que encontrava pelo caminho e, recentemente, lançou o livro de fotos e poemas “Estrada Real – de Flor e Fogão”, que segundo a vereadora Sílvia Helena, talvez seja a mais importante obra de registro e documentação da Estrada Real.
A escritora também lançou o “Roda Sinhá!”, em 2007, uma coletânea de poemas inspirados nas cantigas de roda, cantadas em várias regiões de Minas Gerais, que remetem à infância lúdica, passada na cidade de Conceição do Mato Dentro, no caminho da Estrada Real.
A autora da homenagem leu os termos do Título de Cidadania Honorária e procedeu à entrega do documento a Diva Dorothy Safe de Andrade Carneiro, que agradeceu aos belo-horizontinos, à Câmara Municipal e, em especial, à vereadora Sílvia Helena.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).