Dom Aloísio será homenageado hoje na Câmara



O título é uma iniciativa do vereador Sérgio Fernando, que tem o objetivo de valorizar a longa trajetória social do bispo, especialmente com moradores de rua e crianças e adolescentes em situação de risco. Quinze crianças atendidas pelo Projeto providência vão interpretar canções brasileiras, entre elas, Aquarela do Brasil. E os religiosos da Toca de Assis preparam uma surpresa para Dom Aloísio.
A data da homenagem coincide com o dia de Nossa Senhora de Fátima, comemorado pela Igreja Católica, e com o aniversário de 15 anos da Fraternidade de Aliança Toca de Assis, da qual o vereador Sérgio Fernando é co-fundador em Belo Horizonte e voluntário. A Fraternidade de Aliança Toca de Assis é uma fraternidade católica que atua junto à população de rua. Nessa semana, o Projeto Providência, que atende 3 mil crianças carentes entre 3 e 16 anos, nas regiões do Taquaril, Vila Maria e Fazendinha, completa 21 anos.
Sobre a trajetória de Dom Aloísio na Igreja Católica
Dom Aloísio Jorge Pena Vitral nasceu em 23 de abril de 1955, no Rio de Janeiro (RJ). Morou na Zona da Mata e veio para Belo Horizonte aos cinco anos de idade. A vida religiosa teve início aos 20 anos com a entrada no Seminário, na Congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus, em Jaraguá do Sul (SC).
O bispo auxiliar de Belo Horizonte é graduado em Filosofia e Teologia. Sua ordenação diaconal foi celebrada em 1985, em Belo Horizonte. Já a ordenação sacerdotal ocorreu no ano seguinte. Foi padre em Nova Lima, na região metropolitana, e reitor do Seminário de Filosofia Emaús da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Entre 1993 e 2005, se destacou como pároco da Paróquia Santa Efigênia dos Militares, onde criou a Estação da Vida e desenvolveu um trabalho de espiritualidade reconhecido pela socieade. Foi também Formador Espiritual no Seminário Maior da Arquidiocese. Antes de ser nomeado bispo, era pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Belo Horizonte.
Tel:(3555-1330)