Dom Joaquim Mol recebe homenagem na Câmara Municipal
O vereador Adriano Ventura(PT) homenageia nesta quarta-feira, 24 de junho, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

O vereador Adriano Ventura(PT) homenageia nesta quarta-feira, 24 de junho, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.
"Será entregue o Título de Cidadania Honorária ao bispo como forma de valorizar o cidadão, educador e homem de fé que, com suas ações, gestos e palavras, tem contribuído para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, ressaltou o parlamentar.
Para Adriano Ventura, a entrega do título é uma maneira simbólica de reconhecer o trabalho e os anos de dedicação do bispo.“Tenho a honra de trabalhar com Dom Joaquim na PUC Minas, onde leciono no curso de Comunicação Social e no Instituto Dom João Resende Costa. Além do mais, foi um privilégio participar da construção do NESP (Núcleo de Estudos Sociopolíticos) da Arquidiocese de Belo Horizonte, onde, desde 2005, estamos trabalhando na formação política de leigos”, afirmou Ventura. “A relevância dessa cerimônia consiste em valorizar na pessoa de Dom Joaquim, o cidadão, educador, e, acima de tudo, o homem de fé”, concluiu.
Histórico
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães é mineiro de Ponte Nova, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, juntamente com Dom Aloísio Vitral, onde exerce funções pastorais há muitos anos, em diversos setores. Tem formação humanística, graduação em Filosofia e Teologia pela PUC Minas, na década de 80. É teólogo, com mestrado pelo Centro de Estudos Superiores dos Jesuítas. Possui densa prática de magistério no Ensino Superior, na graduação e pós-graduação no Instituto Santo Tomás de Aquino e no Instituto de Filosofia e Teologia da PUC Minas.
Dom Mol é também membro da Sociedade de Teologia e Cientistas da Religião do Brasil. Exerceu funções de coordenação e direção do curso de Teologia, do Instituto Superior de Pastoral da Universidade e do Núcleo de Estudos Avançados em Teologia. É membro fundador da revista Horizonte de Ciências da Religião. É ainda, membro dos Conselhos Curadores da Fundação Mariana Resende Costa, da Fundação João Paulo II. Foi assessor da CNBB Nacional e no Regional Leste II na dimensão Bíblico-Catequética. De 1988 a 1992 trabalhou na Paróquia São João Batista, em Jaciguá, Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, com 39 Comunidades Eclesiais de Base.
De 1990 a 1992 trabalhou na Paróquia Cristo Luz dos Povos, na região da Cabana do Pai Tomás, de maior densidade demográfica de BH, com 16 Comunidades Eclesiais de Base, como salesiano, depois de ter atuado pastoralmente nessa mesma região, durante 7 anos, como estudante de filosofia e depois de teologia. De 1992 a 2006 foi pároco na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, como padre diocesano, numa rede de Comunidades.
Atualmente, no ministério de Bispo Auxiliar, ao lado de Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, exerce a coordenação do Comitê de Comunicação e Integração e do Comitê de Gestão da Presidência, que acompanha as instituições vinculadas à Arquidiocese: a Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da PUC e dos Colégios Santa Maria, FUMARC, Fundação Cultura João Paulo II, Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes, Obras Sociais da Boa Viagem, Sociedade Civil Espírito Santo, Ação Social e Política Arquidiocesana e a Mitra Arquidiocesana. Em agosto de 2007, Dom Mol tomou posse como reitor da PUC Minas. Exerceu a função de vice-reitor da Universidade. É atualmente presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).
Imformações: no Gabinete do Vereador Adriano Ventura (3555-1194/35551195) e na Superintendência de Comunicação Intitucional (3555-1105/3555-1245)