HOMENAGEM
Idealizadora da Segurança no Trabalho da CMBH se aposenta

domingo, 18 Outubro, 2009 - 22:00


Os conhecimentos adquiridos como engenheira civil, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, e pós-graduada em Administração Pública, foram revertidos para o trabalho. Ela idealizou e implantou na Câmara, em 2001, com Luiz Bento da Silva Filho (falecido e na época chefe da Divisão de Assistência, Saúde e Segurança do Trabalho - DIVSIS) e Rubens Lopez da Cruz (diretor de Recursos Humanos), o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Em seguida foram implantados, também, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Em 2004, foi implantada a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Além de contribuir com todos esses programas, ela elaborou o Programa de Aposentadoria com Qualidade (PAQ) e ministrou o Primeiro Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio.
Incentivou, também, a criação da Ginástica Laboral na CMBH.Como presidente da CIPA, trabalhou exaustivamente para combater o uso do fumo nas dependências da Casa, o que culminou com a criação do Centro de Convivência Professor Antônio Aleixo.
Compromisso
De acordo com Virgínia Moreno, sua tarefa principal como servidora pública foi assumir o dever e o compromisso de zelar pelo patrimônio público e implantar a segurança do trabalho. “A Câmara Municipal tem em seu quadro funcionários de alto nível, que prestam assessoria de qualidade aos parlamentares. A carreira e a valorização do servidor são importantes. Fui valorizada e isso resultou em excelentes trabalhos prestados à Câmara”, afirmou.
A servidora relata que a Casa passou por várias transformações ao longo de sua história, o que ela acompanhou durante as três décadas de trabalho. “Hoje, o parlamento atende melhor o cidadão. O fruto disso são projetos de leis mais elaborados, consubstanciados no que a cidade precisa de fato. O Legislativo está realizando audiências públicas com o intuito de discutir com a sociedade as suas demandas. Tanto o cidadão quanto o parlamento estão hoje mais amadurecidos e mais exigentes”, finalizou.
Homenagem
No dia 17 de março, Virgínia Moreno foi homenageada pela presidente da Câmara, vereadora Luzia Ferreira (PPS), no ato solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A servidora foi indicada por todas as parlamentares do Legislativo Municipal de Belo Horizonte: Neusinha Santos (PT), Elaine Matozinhos (PTB), Maria Lúcia Scarpelli (PC do B), Pricila Teixeira (PTB) e Luzia Ferreira.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).