Políticas para autistas serão debatidas em audiência
Comissão recebe organizações, especialistas e pais de autistas
A Comissão de Saúde e Saneamento vai realizar nesta quarta-feira (4/4), às 14h, no Plenário Helvécio Arantes, audiência pública com a finalidade de discutir as políticas públicas destinadas aos autistas em Belo Horizonte. A reunião, solicitada pela vereadora Elaine Matozinhos (PTB), atende à demanda de organizações e de cidadãos interessados no tema.
A vereadora considera que falta, no município, uma política que promova a inclusão do autista. Em sua experiência como professora, ela lembra que já teve alunos com deficiências físicas, mas nunca um autista, assim considerado pela instituição de ensino. Esse seria, segundo a parlamentar, um exemplo da invisibilidade e da falta de inserção desses sujeitos nos diversos espaços de socialização.
Durante a reunião, a vereadora também espera que sejam tematizados os avanços trazidos pela Lei 10.418/12, de autoria do vereador Leonardo Mattos (PV), em vigor desde o dia 13 de março, que obriga o município a oferecer centros de saúde e de educação às pessoas com autismo; a realizar testes gratuitos para o diagnóstico precoce; e a oferecer todo o tratamento especializado para as pessoas já diagnosticadas.
São esperados na audiência a presidente da Associação dos Amigos dos Autistas de Minas Gerais, Maria Helena Roscoe; a professora e secretária executiva do Instituto Superação, Graziela Costa; o psiquiatra Walter Camargos Júnior; e o pai de dois filhos autistas, Maurício da Silva Moreira Júnior.
Superintendência de Comunicação Institucional