AGORA É LEI

Prevenção ao diabetes e cultura gospel ganham reforço em Belo Horizonte

Dia 26 de junho terá campanha informativa sobre a doença e primeiro sábado de novembro ações em reconhecimento às manifestações artísticas da igreja cristã

sexta-feira, 11 Julho, 2025 - 14:00
Vista superior de mulher com diabetes verificando seu nível de glicose em um aparelho medidor; ela tem o dedo furado com uma gota de sangue

Foto: Freepik

Duas leis originadas na Câmara Municipal de BH foram sancionadas pelo Executivo e publicadas nesta sexta-feira (11/7) no Diário Oficial do Município (DOM-BH). Idealizado por Diego Sanches (Solidariedade), o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes ficou estabelecido na Lei 11.873, e deve ser celebrado todo dia 26 de junho. Já o Dia da Cultura Gospel, comemorado no primeiro sábado do mês de novembro, foi um projeto de autoria de Irlan Melo (Republicanos) e entrou para o calendário oficial da capital mineira por meio da Lei 11.874.

Conhecimento e qualidade de vida

O objetivo da data municipal relacionada ao diabetes é conscientizar a sociedade sobre formas de prevenção e tratamento da doença e auxiliar no seu controle. A data foi escolhida para coincidir com o Dia Nacional da Diabetes, também celebrado em 26 de junho.

“O Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes destina-se à realização de atividades lúdicas, informativas, publicitárias, organização de palestras e debates, sendo também uma forma de assistir às pessoas com diabetes, visando melhorar sua qualidade de vida”, ressalta Diego Sanches.

O diabetes mellitus é uma síndrome metabólica que acontece quando o organismo não consegue produzir o hormônio da insulina ou quando o corpo fica resistente à sua ação. Como o papel da insulina é de regular o açúcar no sangue, as pessoas com diabetes ficam com altas taxas de glicose, que “podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte”, explica o vereador na justificativa do Projeto de Lei (PL) 193/2025, de sua autoria.  

Valorização da cultura gospel

Já o objetivo do Dia da Cultura Gospel é valorizar e reconhecer essas expressões culturais como componentes da cultura popular e do patrimônio cultural mineiro. A ideia é promover projetos como shows, festivais de dança, teatro e exposições de artes visuais anualmente, "que celebrem as manifestações artísticas da igreja cristã", conforme expresso na lei.

Para o autor do PL 201/2025, que deu origem à norma, o interesse e o envolvimento público da sociedade com a cultura gospel são notórios, e por isso o Município deve reconhecer e valorizar essas iniciativas em seu ordenamento jurídico.  

“A cultura gospel é extremamente difundida em todo o país, sendo certo que está presente em canais de televisão aberta, canais de televisão fechada, portais de streaming e redes sociais em geral”, afirma Irlan Melo.

Superintendência de Comunicação Institucional