Audiência vai debater implantação de rodízio de carros
Objetivo é diminuir os engarrafamentos na capital

A possibilidade de implantação do rodízio de carros em Belo Horizonte será tema de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nesta terça-feira (19/6), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. No requerimento da reunião, o aumento da frota de veículos é a justificativa para limitar o uso de automóveis na capital.
De acordo com o vereador Wagner Messias “Preto” (DEM), presidente da Comissão e requerente da audiência, a restrição à circulação de veículos vai depender das ações da Prefeitura. “O trânsito em BH está caótico e a discussão em torno do rodízio é, inclusive, uma forma de pressionar a Prefeitura a adotar medidas que melhorem o tráfego”. Segundo ele, o sucesso do BRT (Bus Rapid Transit, ou Transporte Rápido por Ônibus) e a implantação de um sistema de veículo leve sobre trilhos poderiam tornar a restrição ao fluxo de automóveis desnecessária. Entretanto, o parlamentar salienta: “se nenhuma das ações funcionar, não haverá alternativa a não ser limitar a circulação de carros”.
Entre os convidados para a audiência está o Sindicato dos Taxistas de Belo Horizonte (SINCAVIR), que já solicitou formalmente à Prefeitura a adoção do rodízio na cidade. Também foram chamados para o debate o presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Adalclever Lopes; e representantes da BHTRANS; da Secretaria Municipal de Governo; da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH); do Sindicato dos Motoristas de Transporte Escolar de Belo Horizonte (SINTESC); da Associação dos Taxistas do Brasil (ABRATAXI); e do Sindicato dos Taxistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Superintendência de Comunicação Institucional