Comissão Especial discutirá soluções para a Lagoa
Proposta é contribuir para revitalizar um dos maiores patrimônios de BH

Igrejinha São Francisco, às margens da Lagoa da Pampulha
Foram nomeados, na tarde de hoje (quarta, 10/4), os membros da Comissão Especial que vai tratar da limpeza e do desassoreamento da Lagoa da Pampulha. A proposta é que os parlamentares discutam e proponham ações e políticas públicas para a requalificação ambiental da represa. Para os cargos de membros titulares foram nomeados os vereadores Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), Elaine Matozinhos (PTB), Joel Moreira Filho (PTC), Iran Barbosa (PMDB) e Tarcísio Caixeta (PT).
De acordo com o vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares, autor do requerimento que propôs a criação da comissão, “o objetivo é dar continuidade aos trabalhos iniciados na última legislatura”. Ao longo de 2012, além de diversas reuniões com representantes do poder público e da sociedade civil, moradores e especialistas, a comissão especial da Lagoa da Pampulha acompanhou estudos e medições, discutiu propostas, realizou visitas técnicas e audiências públicas para tratar de assuntos ligados a um dos mais conhecidos cartões-postais de Belo Horizonte.
Recentemente, em audiência pública que debateu o edital de desassoreamento da lagoa, o vereador questionou aspectos como o acondicionamento, o transporte e a destinação do material tóxico extraído no processo de desassoreamento, que, segundo ele, ainda precisam ser melhor discutidos. Esse e outros assuntos estarão na pauta da comissão especial.
Na primeira reunião, ainda sem data definida, os membros da comissão elegerão o presidente e o relator, além definir datas para os encontros e as estratégias para atingir os objetivos propostos.
Além dos titulares, também foram nomeados hoje os membros suplentes do órgão colegiado: Autair Gomes (PSC), Juninho Los Hermanos (PRB), Juninho Paim (PT), Marcelo Aro (PHS) e Valdivino (PPS).
Superintendência de Comunicação Institucional